quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bóson de Higgs – A partícula de Deus




                      Bóson de Higgs – A partícula de Deus

” Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Gênesis 1.3
A ativação do LHC (Grande Colisor de Hádrons) certamente foi um dos acontecimentos históricos da humanidade mais comentado durante esta semana. O objetivo deste empreendimento bilionário é tentar recriar a origem do universo e compreender o começo de todas as coisas. Além da expectativa do mundo, a engenhosa máquina de 27 Km; subproduto da criação humana, vem causando controvérsias no meio científico. Há quem diga que a Terra será consumida por um buraco negro criado pelo LHC. Particularmente, como uma pessoa leiga fascinada pela ciência, estou ansioso para acompanhar a leitura de tais dados.
Uma das partículas que esperam ver a partir do resultado dessa engenhoca humana é a conhecida como “bóson de Higgs”. Ela é uma partícula jamais vista, que dizem ser a partícula formadora da matéria, ou como dizem os cientistas, a partícula de Deus. A ciência explica a matéria mas não consegue explicar a materialidade, ou seja, como a matéria se torna matéria. Interessante o meio científico dar nome a esta partícula admitindo que é necessário um criador ao dar atribuir essa qualidade a partícula.
O livro de Gênesis, que é também conhecido com o livro do princípio de todas as coisas, nunca teve como pretensão julgar a ciência ou ser avaliado por esta, mas nos diz que tudo foi criado por um ser superior, inteligente e soberano o suficiente para dar forma e harmonizar todas as coisas. Lembro-me ao conversar com um amigo astrólogo de como ele via a grandeza de Deus na maneira que o cosmos se organiza harmonicamente como uma verdadeira dança celestial. Esse é alguns do grandes mistérios do universo como a grande massa de matéria escura que toma conta da maior parte de deste.
A única coisa que podemos entender é o que podemos medir. Tudo além disso nos leva cedo ou tarde caminhar para a estância da fé. Talvez seja neste intuito que o autor de Hebreus quis dizer quando escreveu: ” Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hebreus 11:3. É possível que o ser humano possa ver o bóson de Higgs, mas ainda terá que explicar como ele apareceu e acredito que isto não está aos olhos da ciência, mas no escopo da fé e perceberemos que basta Deus falar “Haja…” e as coisas acontecem.
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” salmo 19.1;8

LucioFidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário