domingo, 26 de agosto de 2018

                                                          TORÁ DE 200 ANOS DEIXA CIENTISTA IMPACTADOS






 Torá de 2000 Anos deixa Cientistas e rabinos impactados; O texto da Tora não mudou, é o mesmo que temos hoje! O Eterno zelou pela preservação de Sua Palavra!

O volume carbonizado de um pergaminho de 2.000 anos permaneceu no depósito de um arqueólogo israelense por décadas, muito frágil para ser tocado e menos aberto. Agora foi possível ler em "desenrolamento virtual", uma análise digital usando tomografia computadorizada baseada em raios X, uma versão 3D que os hospitais usam para criar imagens de partes internas do corpo. Pesquisadores dizem que é a primeira vez que eles foram capaz de ler o texto de um pergaminho antigo sem ter que abri-lo fisicamente.

Agora, a nova tecnologia de imagens revelou o que estava escrito: a evidência mais antiga de um texto bíblico em sua forma padronizada.
No ano passado, Yosef Porath, o arqueólogo que escavou em Ein Gedi em 1970, entrou no Laboratório de Rolagem do Mar Morto da Autoridade de Antiguidades de Israel, em Jerusalém, com caixas contendo as peças carbonizadas. O laboratório criou imagens de alta resolução dos Pergaminhos do Mar Morto, as primeiras cópias dos textos bíblicos que foram descobertos, e pediu aos pesquisadores que explorassem os pergaminhos queimados.

"Eu olhei para ele e disse, deve ser uma piada", disse Shor, que dirige o laboratório.
Ela concordou, e uma série de pergaminhos queimados foi escaneada usando tomografia computadorizada baseada em raios X, uma versão 3D da tomografia computadorizada que os hospitais usam para criar imagens de partes internas do corpo. As imagens foram enviadas para William Brent Seales, pesquisador do departamento de informática da Universidade de Kentucky. Apenas um dos pergaminhos poderia ser decifrado.

Usando a tecnologia "desenrolamento virtual", ele e sua equipe capturaram cuidadosamente a forma tridimensional das camadas do rolo, usando uma malha de superfície digital triangulada para fazer uma representação virtual das partes que eles suspeitavam que continham texto. Então, eles procuraram por pixels que podem significar tinta feita com um material denso como ferro ou chumbo.

As passagens do livro de Levítico, segundo os estudiosos, oferecem a primeira evidência física do que se acredita há muito tempo: que a versão da Bíblia hebraica usada hoje remonta a 2.000 anos.

A descoberta, anunciada em um artigo na revista Science Advances por pesquisadores em Kentucky e Jerusalém, foi feita por meio de um "desenrolamento virtual", uma análise digital em 3D de uma varredura de raios X. Pesquisadores dizem que é a primeira vez que eles foram capaz de ler o texto de um pergaminho antigo sem ter que abri-lo fisicamente.

"Você não pode imaginar a alegria no laboratório", disse Pnina Shor, da Autoridade de Antiguidades de Israel, que participou do estudo.

A tecnologia digital, financiada pelo Google e pela National Science Foundation dos Estados Unidos, está programada para ser lançada ao público como software de código aberto até o final do próximo ano.

Os pesquisadores esperam usar a tecnologia para examinar outros documentos antigos, muito frágeis para desdobrar, como alguns dos Rolos do Mar Morto e os rolos de papiro carbonizados na erupção do Vesúvio em um vulcão em 79 e.c. Os pesquisadores acreditam que a tecnologia também pode ser aplicada nos campos de medicina forense, inteligência e conservação de antiguidades.

O pergaminho bíblico apresentado no estudo foi descoberto por arqueólogos em 1970 em Ein Gedi, o local de uma antiga comunidade judaica perto do Mar Morto. Dentro da antiga arca da sinagoga, os arqueólogos encontraram pedaços de fragmentos dos pergaminhos.

A sinagoga foi destruída em um incêndio antigo, os rolos foram carbonizados. O clima seco da área os preservou, mas quando os arqueólogos tocaram, os rolos começaram a se desintegrar. Assim, os registros carbonizados foram deixados de lado por quase meio século, sem que ninguém soubesse o que estava escrito lá dentro.



LucioFidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário