sábado, 25 de agosto de 2018

ESTUDO-VIDA DE DANIEL
MENSAGEM DEZESSETE
AS VISÕES DO DANIEL SUPERIOR
(4)
A VISÃO SOBRE O DESTINO DE ISRAEL
(3)




Leitura da Escritura: Dan. 12
O livro de Daniel cobre uma ampla extensão da Bíblia, desde Gênesis 10 até o final do Novo Testamento, de Babel até a Nova Jerusalém. Como veremos, a visão em Daniel 12 abrange coisas nos últimos três anos e meio da era atual, coisas na era do reino e coisas na eternidade.

Enfatizamos o fato de que a grande imagem humana em Daniel 2 é o princípio básico e fator de controle da profecia de Daniel. Esta imagem humana destrói e devasta o templo quatro vezes. A primeira vez foi pela cabeça, Nabucodonosor (1: 1-2); a segunda foi de Antíoco Epifânio, um descendente de um dos quatro generais do Império Grego de Alexandre, o Grande (8: 9-14); o terceiro foi por Tito, um príncipe do Império Romano (70 dC); o quarto será pelo Anticristo (12: 7, 11), parte dos dez dedos do Império Romano restaurado. Por fim, essa grande imagem humana se consuma ao lutar diretamente com Deus. O Anticristo, os dez reis e suas tropas lutarão diretamente contra Cristo (Ap 19:19). Contudo, Cristo com Sua noiva obterá a vitória ao derrotar o Anticristo e Seus exércitos (Apocalipse 19: 20-21).

O conteúdo da visão em Daniel 11: 2-12: 13 diz respeito ao destino de Israel da última parte do reino da Pérsia até os últimos três anos e meio da era atual, incluindo até mesmo a era do reino e a eternidade. Quando chegamos a Daniel 12, precisamos perceber que neste livro há uma lacuna na crônica da história desde o final da decisão dos quatro sucessores de Alexandre, o Grande (por volta da segunda metade do século passado aC, a época em que o Império Romano se ergueu para tomar o lugar do reino da Grécia como a potência mundial que terminará a era atual) até os últimos três anos e meio (v. 7) da era atual. Nesta lacuna é a era da igreja do mistério.



LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário