quarta-feira, 22 de agosto de 2018

       Naquele dia se dirá a Jerusalém: "Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem".





  "Naquele dia se dirá a Jerusalém: "Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem''.
 (Sofonias 3:16)  
nos últimos 3:16 versos do‘Antigo Testamento’estão cheios de grandes eventos nos Tempos próximos que os homens que escreveram estas palavras divinamente inspiradas, não podia compreender Um profeta após o outro descreveu TUDO das condições da Terra durante a Segunda Vinda de Cristo (Habacuque Capítulo 3) aos Exércitos do Céu lutando contra a Batalha Final da História. Enquanto eles estavam fazendo isso, eles previram com precisão a Queda e Destruição de Jerusalém no século 6 aC (antes de Cristo).
Deus usou Seus poucos profetas selecionados, às vezes por décadas de profecia, de modo a dar às pessoas tempo para se arrependerem e serem restauradas a Ele. Hoje, no século 21 dC (Anno Domini - no Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo), Ele está dando ao homem moderno a mesma quantidade de graça para voltar da beira do penhasco. Hoje, o homem moderno é ainda mais corrupto do que nunca e se recusa a fazê-lo. Mas a obra do Senhor continua. Outro profeta da antiguidade, que estava profetizando contra a corrupta cidade de Jerusalém na época da invasão babilônica de Nabucodonosor (junto com os profetas Ezequiel, Jeremias, Habacuque e outros) foi Sofonias. Até mesmo ele (Sofonias) estava falando do fim dos tempos em que vivemos atualmente, assim como

pendente de destruição pelo exército babilônico saqueador. Sofonias era altamente considerado como ele era o grande bisneto do rei Ezequias - o famoso rei a quem Deus deu 15 anos a mais para viver. Ezequias era o rei cujo reinado apresentava o profeta Isaías e o incidente bem conhecido com o rei assírio Senaqueribe, onde o próprio Deus destruiu 185.000 do exército do rei assírio que sitiara a Cidade Santa. 

Sofonias Capítulo 3é muito original. Apenas os sete primeiros versos pertencem à vindoura destruição de Jerusalém e Judá pelo enfurecido rei Nabucodonosor. O resto do capítulo (versos 8-20) são todas as palavras sobre a era ainda por vir - o fim dos dias. O que é único neste capítulo inteiro é que a lista de acusações que causaram a completa destruição de Jerusalém para purificá-lo, é a mesma lista - com esteróides - contra TODO o mundo de hoje. O seguinte é a lista: Destruction and Sorrow aguarda a cidade (Jerusalém ... e qualquer pessoa hoje) pelas seguintes razões:

- Sua arrogância tê-los feito mais esperto do que Deus, em suas próprias mentes. Então eles não ouvem ninguém. Eles nem sequer pensarão criticamente em um olho de corrigir o curso quando necessário. (Verso 2a)   

- Por causa de sua arrogância e idolatria (então - em Jerusalém e agora, onde a humanidade rejeita que Deus é ficção), eles não colocarão sua fé e confiança em seu Deus Criador. Por causa dessa rejeição, eles nem mesmo procuram e falam com ele. (Verso 2b)   

- Os líderes da 6 ª Century Jerusalém, ou seja, seus reis, príncipes, sistema legal, capitães de negócios e do clero são todos os predadores ... .Sempre que procuram satisfazer as suas próprias necessidades físicas e desejos da carne. Eles procuram devorar mais e mais. Seu consumismo e cobiça pelo poder, bens materiais e mais fizeram deles predadores contra os fracos, os pobres e os seguidores de Jesus Cristo - agora E então. (Verso 3)   

- Se você ler o profeta Jeremias, a preponderância de falsos profetas mentindo para os líderes políticos do país será imediatamente óbvia. O próprio Deus diz que NÃO enviou estas falsificações, que estão mentindo e que está prestes a removê-las permanentemente. Os falsos profetas de hoje não são apenas aqueles que são tratados com admiração e respeito, mesmo que todas as supostas profecias tenham sido erradas. Mas é a liderança (e por extensão, membros) de uma vasta maioria daqueles que se chamam cristãos estão proclamando erros mortais envolvendo-se em tudo o que não tem nada a ver com o Evangelho ou fazer discípulos. Na verdade, eles são importantes em “evangelho social” (socialismo com versículos bíblicos); política e até transformação cultural. (Verso 4a)   

- Pouco antes de Nabucodonosor, seguindo as instruções de Deus, se dirigirem diretamente ao Templo e o despedaçarem, os sacerdotes do Templo de Deus se curvaram aos ídolos pagãos em segredo dentro do Templo, enquanto fingiam adorar a Deus e fazer Sua Vontade conforme estabelecido em a Torá. Eles não apenas trouxeram essas práticas vis na Casa do Senhor, mas colocaram em risco as almas de toda uma população de sua nação. Líderes de igrejas e ministérios hoje estão fazendo o mesmo - eles trouxeram a cultura secular corrupta e os padrões do mundo para o Altar de Cristo e esperam que Ele os abençoe. (Verso 4b) 

Mesmo com todas essas acusações, toda a Jerusalém do século VI agiu exatamente como o mundo age hoje em dia. Ele os advertiu repetidamente. Ele os advertiu com diferentes profetas e circunstâncias, mas eles mentiram para si mesmos que tudo acabará bem no final. Soa familiar? A maioria faz a mesma coisa hoje. Quando há uma calamidade ou um evento horrível como um tiroteio em massa ou até o 11 de setembro de 2001 - igrejas estão cheias e a conversa de “pensamentos e orações” enche o ar como Jingle Bells na época do Natal.

Aqui está a outra acusação - não há fé ou crença no Deus cuja ira é óbvia o tempo todo para aqueles que o rebelam e rejeitam.

Nos primeiros oito versos, vemos os paralelos da destruição pendente de Jerusalém com a vida em qualquer cidade ou país hoje, e é estranho. No restante do capítulo 3 de Sofonias, vemos exatamente o que Deus vai fazer - não apenas a Jerusalém, mas às nações ao redor de hoje. Ele nunca faz nada em segredo. O homem criou todos os tipos de sociedades secretas com símbolos e anéis esquisitos. Deus falou várias vezes, EXATAMENTE o que Ele fará. No entanto, as pessoas ignoram ... e por sua própria conta e risco, posso acrescentar!

Em rápida sucessão, aqui está o que está caindo, muito rapidamente (de  Sofonias 3: 8-11 ):
Deus irá acusar e acusar todas as nações do mundo (então e hoje).
O Tribunal de Deus será embalado com TODAS as nações rebeldes (Deus diz que TODAS as nações) e provas exigindo um veredicto de 100% de culpa serão apresentadas sem questionamentos.
O julgamento será rápido e ardente. Este não é um tribunal americano, mas a sala de gravações de Deus com cada ato de rebelião arrancado, com a Lei do Livro de Moisés como o Prumo da Verdade. Porque nenhuma dessas nações da Terra são seguidores de Jesus Cristo - NENHUMA delas - eles serão julgados justamente pelas penalidades exigidas pelos Dez Mandamentos. Aqueles não são bonitos. Leia todas as conseqüências de todas as Leis de Deus nos livros de Levítico, etc. Nada será deixado de pé. Quando acabar, somente Jesus Cristo e a Nova Cidade de Jerusalém serão deixados de pé.
O Remanescente que permanece (o povo de Deus - Cristãos) será purificado pelo Sangue do Cordeiro - em pensamento, palavra e ação. Os mortos em Cristo já serão ressuscitados pelo arrebatamento. Os remanescentes serão aqueles que foram perseguidos pelas nações, mas ainda estão vivos. O Senhor os preparará para o Reino Celestial, a fim de que eles adorem corretamente no Espírito e na Verdade.
 No entanto, a maioria da humanidade, aqueles que estão aguardando julgamento e os que estão vivos agora, têm muitos motivos para se preocupar. O versículo 11 promete a remoção completa da vida eterna. Oh, eles viverão na eternidade, simplesmente não da maneira que esperam. Deus prometeu repetidas vezes que nenhum povo profano, indigno, impenitente e não redimido viverá em Sua Santa Presença.
A coisa surpreendente sobre o Senhor é que com a promessa de punição pendente é a garantia de jorrar Graça - graça sobre a graça ... para aqueles que amam a Deus. Romanos 8: 28a promete que TODAS as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus . Nosso Pai Celestial NÃO deixa aqueles que são nascidos de novo e ama a Jesus para sair e secar. Leia os versículos 12-20 abaixo. 

A esperança prometida em Sofonias 3:16 é concretizada, grande momento no restante deste capítulo. Ainda assim, isso não é nem a metade disso. Mas para aqueles que temem, para aqueles que se importam, para aqueles que estão esperando que as respostas apareçam, o Senhor diz isto:
- Espere um pouco mais. Não desista agora. Continue se apegando a Ele ainda mais forte e não deixe seu aperto "ficar mole" (3:16). Quanto mais forte você e eu nos apegarmos a Yahweh, mais fácil será para Ele nos sustentar.

Deus estará em nosso meio. Isso promete nossa futura residência no Reino Milenar, onde os inimigos nem estarão por perto. Somente aqueles que amam a Deus serão permitidos neste Reino. Ele tem o seguinte para nós: amor, alegria, paz, um propósito, um plano e o Filho do Homem - Jesus, pessoalmente ... em Jerusalém, o Capitólio da Paz.

- Aqui está o que o Senhor diz que é a recompensa vindoura se nós formos enforcados, com mãos fortes e fé mais forte (versículos 19-20) : E reunir os rejeitados, e eu vou transformar sua vergonha em louvor e renome em toda a terra. “Naquela época, eu o levarei até lá, quando estiver reunindo vocês; de fato, eu te darei renome e louvarei todos os povos da terra, quando eu restaurar suas fortunas diante de seus olhos ”, é o Senhor.


LucioFidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário