sábado, 25 de agosto de 2018

ESTUDO-VIDA DE DANIEL
                         MENSAGEM DOZE
                                    A ECONOMIA DE DEUS NO LIVRO DE DANIEL


Leitura da Escritura: Dan. 9:26; 2:35, 44; 7: 13-14; 3: 23-25; 10: 4-9; 4:17, 25-26; Rev. 19: 7-9, 11-16, 19-21; 17:14
Embora o livro de Daniel seja curto, tem muitos pontos, fala de muitos eventos e pessoas e contém muitas lições espirituais para nós. Mas acima, atrás e dentro de todas essas coisas, há outra coisa, e esta é a economia de Deus. Naturalmente, a expressão economia de Deus não é encontrada em Daniel; nem é encontrado em nenhum outro lugar no Antigo Testamento. No entanto, a economia de Deus é revelada neste livro. Todos nós precisamos ver a economia de Deus no livro de Daniel. Se vemos essa visão da economia de Deus, todo o nosso ser será mudado.

CRISTO - A CENTRALIDADE 
E A UNIVERSALIDADE DA ECONOMIA DE DEUS
Cristo é a centralidade e a universalidade da economia de Deus, e a economia de Deus é para que Cristo seja a centralidade e a universalidade no mover de Deus. É isso que devemos ver em nossa leitura do livro de Daniel. As várias lições espirituais e os detalhes históricos abordados neste livro são muito bons, mas são secundários. O que é primário é que em Sua economia, em Seu plano com Seu arranjo, Deus deseja fazer de Cristo a centralidade e universalidade de Seu mover na terra.

Concernente a esse Cristo, o livro de Daniel cobre cinco pontos principais: a morte de Cristo, a aparição de Cristo, Cristo como o Filho do Homem que vem ao trono de Deus para receber o domínio e um reino, Cristo como o Companheiro de Cristo. as testemunhas sofredoras de Deus e a excelência de Cristo. Eu gostaria de dizer uma palavra sobre cada um desses pontos.

CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO
O primeiro ponto é a morte de Cristo, a crucificação de Cristo. A respeito disso, 9:26 diz: "Depois das sessenta e duas semanas, o Messias será cortado e não terá nada". Essa palavra é simples, mas é rica em suas implicações.

A morte de Cristo foi abrangente, compreendendo cada item do universo. O principal item encerrado pela morte de Cristo foi a velha criação. Depois da obra de Deus na criação, Satanás veio para corromper, envenenar, devastar e arruinar a criação de Deus. Como resultado, toda a velha criação tornou-se não apenas corrupta, mas também corrupta. No entanto, Deus ainda usa essa criação corrompida para produzir uma nova criação através da morte e ressurreição de Cristo.

A maior conquista de Cristo em Sua primeira aparição foi terminar toda a criação por Sua morte. Nesta terminação, entretanto, há algo se levantando, isto é, a ressurreição de Cristo. Em Sua ressurreição, Cristo tornou-se um Espírito que dá vida (1 Coríntios 15: 45b) para animar, para germinar, para regenerar, alguns dos que na velha criação são a nova criação. Esta nova criação começa com os crentes como filhos de Deus e membros de Cristo como constituintes do Seu Corpo. Este Corpo crescerá e eventualmente se consumará na Nova Jerusalém (Apocalipse 21-22), o agregado total e consumação da nova criação de Deus. Tudo isso está envolvido na primeira vinda de Cristo com Sua morte e ressurreição.

Em todo o universo, a morte de Cristo com Sua ressurreição é um grande marco das eras. Sua morte esclareceu todo o universo, terminando a antiga criação espiritualmente.



LSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário