Memorizar: Mateus 4.19

Introdução
Todo crente é um evangelista em potencial. No entanto, é preciso estudar a Bíblia para ter confiança em si mesmo ao falar às pessoas. Aproveite as oportunidades que forem aparecendo e fale de Jesus; seja na condução, em casa, nas horas de folga, no trabalho, na escola, ou mesmo quando entrar em alguma loja para fazer as compras. Não se esqueça de que você está rodeado de pessoas carentes de salvação e que você se tornou uma fiel testemunha do Senhor Jesus. ALGUNS ASPECTOS DA EVANGELIZAÇÃO
O novo convertido está iniciando uma nova fase em sua vida, pois já encara compromissos sérios. Certamente, sentindo uma imensa alegria pela transformação experimentada, é impulsionado a testificar de Jesus. Às vezes, na euforia de trazer as pessoas amadas para Jesus, comete imprudências no sentido de agredir a fé e a religiosidade alheias. Para evitar situações desagradáveis, o crente precisará aprender como, quando, porque e onde evangelizar com sucesso.
O Que é Evangelismo
Esse é um vocabulário bem conhecido dos cristãos. É uma prática constante das Igrejas. Evangelizar é, portanto, pregar o Evangelho de Jesus Cristo, obedecer à Sua ordem (Marcos 16.15); é tornar-se pescador de homens (Mateus 4.19); é livrar os perdidos da morte eterna (Provérbios 24.11); é ganhar as almas para Jesus.
Como o Evangelho Deve Ser Pregado
Jesus foi um exemplo de evangelista. Assim que iniciou Seu ministério, convidou pessoas para participarem com Ele na divulgação do reino de Deus. Andando pela praia, junto ao mar, Jesus deparou-Se com uns pescadores lançando sua rede para uma pescaria. Foram os primeiros convidados por Jesus “E Jesus lhes disse: vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.” Marcos 1.17. Eles estavam acostumados a pescar peixes. Não se sabe o que se passou na mente deles. Mas, certamente, ficaram interessados, achando que pescar homens seria bem mais interessante.
Ganhar almas é uma pescaria espiritual – Prontamente, largaram as redes e aquiesceram ao chamado de Jesus. Eles aprenderam bem rápido a executar a nova tarefa, pois os métodos não eram muito diferentes dos que já conheciam. Para pescar peixe, um de cada vez, eles colocavam a isca no anzol, jogavam a linha no mar e logo pegavam o peixe. Quando queriam pescar de uma vez, usavam a rede.Cercavam os peixes de modo que não pudessem escapar. Quando puxavam a rede, o sucesso era absoluto. Os peixes vinham pulando. O verbo “pescar” usado por Jesus, no original grego, significa “pegar vivo”. A “isca” para pescar os homens é, sem dúvida, a Palavra de Deus. Isso eles aprenderam rápido com o bom Mestre.
Ganhar almas também é uma semeadura – Certa vez Jesus falou da carência dos trabalhadores para a Sua seara (Mateus 9.38). Isso significa que faltavam pessoas para pregar o Evangelho. A necessidade continua a mesma. Falar de Jesus ao pecador é plantar uma semente no coração de alguém, o que não é tarefa fácil. É preciso continuar regando, adubando, isto é, falando, explicando para que a semente cresça. Muitos empecilhos aparecem até que chegue o momento da colheita, que são as almas ganhas para Jesus (Lucas 8.11-15). O trabalho é árdua, mas é gratificante (Salmo 126.5-6).
Ganhar almas significa buscar os perdidos – O capítulo 15 do Evangelho de Lucas registra três fatos em uma parábola que descreve a importância de buscar as almas perdidas. No primeiro caso, o pastor deixa o rebanho no redil e vai em busca de uma ovelha que se perdeu. Ao encontrá-la, trata de seus ferimentos e, com muita alegria, traz a sua ovelha de volta. O segundo caso é o da mulher que perde uma moeda e não descansa enquanto não a encontra. E, ao encontrar a moeda perdida, convida os amigos para se regozijarem com ela. E, por fim, o filho pródigo que sai para satisfazer os desejos da carne, enquanto o pai espera a sua volta. Quando isso acontece, o pai organiza uma festa para comemorar a volta do filho que “estava morto” e “reviveu” (Lucas 15.24). Em todos os casos, há um trabalho a executar, o qual precisa de pessoas dispostas, mas também há regozijo ao se encontrar o que estava perdido. Jesus disse uma parábola, que há alegria no céu por uma alma que se arrepende. Ele quer que cada crente assuma o compromisso de buscar os perdidos, para que Ele próprio sinta alegria.
POR QUE E QUANDO SE DEVE EVANGELIZAR
Aquilo que recebemos de graça, deve, também, ser oferecido de graça (Mateus 10.8). Experimentamos a alegria da salvação, pois alguém se propôs a nos falar do amor de Jesus. Da mesma forma devemos proceder para que outros também se salvem.
É Uma Ordem Divina
Todo crente foi chamado para ser um ganhador de almas. O “IDE” de Jesus é mais do que um convite. É um ordem imposta à Igreja através de todos os cristãos. Dessa forma, o reino de Deus se expande, e as almas são alcançadas pela pregação da Palavra de Deus. A ordem é de vital importância, por isso, é repetida nos Evangelhos: Mateus 28.19; Marcos 16.15; Lucas 24.47; João 16.15 e também em Atos 1.8. O Senhor nos ordenou pregar o Evangelho, pois Ele quer que a Sua mensagem alcance a “todas as cidades e aldeias” Mateus 9.35; “todas as gentes” Marcos 13.10; “a todo o mundo”, “a todos os homens”, “a todo o lugar” Atos 17.30. Ele quer que os homens venham a arrepender-se (II Pedro 3.9); e encontrem a salvação (I Timóteo 2.4). A vida de Jesus pode ser significada nesta passagem: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lucas 19.10.
O Mundo Jaz no Malígno
Com a entrada do pecado, Satanás tornou-se o “príncipe deste mundo” João 14.30; 16.11. O homem torna-se de tal modo dominado por ele, através do pecado, que não tem forças para se libertar. Pratica coisas abomináveis que desagradam a Deus; é dominado por sentimentos perversos, tornando-se cheio de iniqüidade, avareza, ódio, prostituição, sem afeição natural (Romanos 1.28-30). É devido a tal situação que Jesus ordena que se pregue o Evangelho com unção e poder do Espírito Santo. Só assim, as almas serão arrancadas das garras de Satanás.
A Salvação do Mundo Depende da Atitude dos Crentes
É de responsabilidade de cada um anunciar a salvação em Jesus. Fomos salvos para anunciar as boas novas aos perdidos (I Pedro 2.9). Não perca as oportunidades que se apresentam. Fale do amor de Jesus às pessoas. Jesus não mandou você salvar ninguém. Isso é obra do Espírito Santo. Ele ordenou a você que pregue o Evangelho, fale da Sua obra, do Seu amor, o resultado pertence a Ele.
Onde se deve evangelizar
Já foi dito que a ordem de Jesus é ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Nem todos são chamados para ser missionários em outras terras. Mas, como o campo é o mundo, em qualquer onde houver pessoas, aí está a oportunidade de se falar do amor de Jesus.
No Lar
Comece evangelizar seus parentes descrentes.
Na Vizinhança
Os crentes primitivos evangelizavam de casa em casa (Atos 20.20).
No Trabalho
Os discípulos estavam trabalhando quando foram chamados por Jesus (Mateus 4.21-22). É claro que o crente deve ser sábio para não atrapalhar as pessoas nas suas tarefas. Deve esperar o momento propício.
No Transporte
De um modo geral, as pessoas gostam de ler ou conversar enquanto viajam. Essa é uma boa oportunidade para se falar de Jesus.
Nos Hospitais ou Outras Instituições
Às vezes, nesses locais, as pessoas são salvas nos seus últimos momentos de vida. Também quando evangelizamos em hospitais, o Senhor opera curas maravilhosas para que o Seu nome seja engrandecido. Enfim, não se deve perder qualquer oportunidade. Até mesmo por telefone, por carta ou por e-mail, o Evangelho deve ser anunciado.
CONCLUSÃO
O crente tem convicção de sua fé. Tem esperança de vida eterna através de Jesus. O mundo jaz no maligno, então as pessoas começam a crer em reencarnação, purgatório, salvação pelas obras, pensam que depois da morte serão salvas por orações feitas por parentes aqui na terra; ouros acreditam que não existe inferno, nem haverá julgamento porque Deus é Pai amoroso. Tanto engano! A hora de apresentar o verdadeiro Salvador é agora. Não sinta vergonha, nem constrangimento, nem medo. Persista e você verá os frutos do seu trabalho.


                                                 Luciofidalgo