terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O judaismo nao é Reencarnacionista?


O judaismo nao é Reencarnacionista?


                                        
Os saduceus eram a maioria e estavam no comando do sinedrio,,os saduceus sequer acreditavam em vida pos morte. Não é verdade que o judaísmo em peso era e é reencarnacionista, no passado bem como no presente a reencarnação não era parte da crença dos judeus,

Uma conversa com um rabino de hoje so provaria que vc esta errado em sua afirmação.

Os fariseus não tinham por crença a reencarnação . alias entre os judeus de hoje a grande maioria crê na ressurreição num mundo vindouro o qUe eles chamam de
OLAM HABÁ ENTRE ESTES ESTAO OS CARAITAS........... UMA PEQUENA PARCELA DE JUDEUS DA ATUALIDADE CREEM EM REENCARNAÇÃO.
QNTO AS ESCOLAS FARISAICAS,,,VC DIZ ISSO PQ TENTA UNIR OS CONCETIOS DE REESSSURREIÇAO E 
REENCARNAÇÃO, qndo se trata de conceitos diferentes,,,os fariseus criam na ressurreição e para eles o sentido de ressurreição não tem relação com o conceito de reencarnação,, COMO EXPOEM OS CARAÍTAS, VC SIMPLESMENTE TENTOU COLOCAR UMA CRENÇA DE UMA MINORIA COMO SE FOSSE A CRENÇA DA MAIORIA.
O TORA NUNCA EXPÔS A IDEIA DE REENCARNAÇÃO, ALIAS EM TODA TANACH,NÃO SE É MENCIONADO DIRETAMENTE VIDA POS MORTE SEQUER. BEM COMO FONTES PROVAM O CONTRARIO DO QUE VC DISSE,
, onde demonstram que reencarnação não fazia parte daqela cultura
                  O JUDAÍSMO ORTODOXO NADA TEM A VER COM A HERÉTICA CABALA. 


"Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnações."
(rabi Arieh Kaplan)



Com o nome de Transmigração de Almas (em hebraico Guilgul Neshamot), todos os praticantes do judaísmo, especialmente as correntes ortodoxas - como o hassidismo (aqueles caras que andam de casacos e chapéus pretos) - e cabalistas acreditam que, após a morte, a Alma reencarna numa nova forma física. O conceito da reencarnação consta nos livros Sefer-Há-Bahir (Livro da Iluminação) e no Zôhar (Livro do Esplendor). Ambos atribuem grande importância à doutrina da Reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas.
A "Transmigração" emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia. Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes.
O Zôhar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de "Transmigração das Almas" (Reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico "gerações" pode muito bem ser substituído por "encarnações".
Baseado nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: "Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações".
Para os que não acreditam na visão da Cabala, o Antigo Testamento apresenta várias referências sobre a Reencarnação, como por exemplo no Gênesis (Bereshit) , numa tradução fiel ao hebraico:


"Quanto a ti, em paz irás para os teus pais, serás sepultado numa velhice feliz. É na quarta geração que eles voltarão para cá, porque até lá a falta (ou erro, ou delito) dos amorreus não terá sido pago."
(Gênesis 15:15-16)

Fonte(s):

"Analisando as Traduções Bíblicas", de Severino Celestino da Silva (ESPIRITA KARDECISTA).


                                                                  LucioFidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário