segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estudo-Vida de GÁLATAS






                                                         Estudo-Vida de GÁLATAS
                                                                 Mensagem Dois

                                                   EVANGELHO DO APÓSTOLO

                                                        Leitura Bíblica: Gal. 1:6-12

Nesta mensagem, chegamos a 1:6-12. O principal item com esses versículos, é o evangelho pregado pelo apóstolo Paulo.

Muitos cristãos pensam que o evangelho tem apenas um aspecto.De acordo com este conceito, a mensagem do evangelho é que éramos pecadores e que Jesus Cristo, o Filho de Deus, se encarnou e morreu na cruz por nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados e salvos. Embora isso não é errado, de maneira nenhuma inclui todos os aspectos do evangelho encontrados no Novo Testamento. Em Mateus, Marcos, Lucas e João, temos diferentes aspectos do evangelho. Nos Atos não vemos um aspecto particular. Em vez disso, há versículos que se referem aos aspectos do evangelho apresentado em Mateus, Marcos, Lucas e João. No entanto, em todas as epístolas escritas por Paulo, Romanos até Hebreus, vemos um aspecto particular do evangelho. Podemos chamar estas Epístolas do evangelho de acordo com Paulo, ou o quinto evangelho.

Vamos agora considerar os vários aspectos dos cinco evangelhos do Novo Testamento. Mateus revela que Cristo, o Filho de Davi, veio como o rei para estabelecer o reino dos céus na terra. Assim, em Mateus o termo, "o evangelho do reino", é usado. Portanto, o aspecto do evangelho enfatizado no Matheus é o do reino. O objetivo deste aspecto do evangelho é trazer pessoas para o reino.

O Evangelho de João enfatiza a vida eterna. Neste Evangelho vemos que desde a eternidade Cristo é a Palavra de Deus, até mesmo o próprio Deus. Um dia, o Verbo se encarnou (1:14). Além disso, Ele morreu na cruz, não só para nos redimir do pecado, mas também para liberar a vida divina de modo que Ele pode transmitir a Si mesmo em nós como a vida eterna. Neste  Evangelho nos leva a uma realização plena da vida divina. Por esta razão, o Evangelho de João pode ser chamado o evangelho da vida.

O aspecto do evangelho de Lucas enfatizou que é do perdão dos pecados. Aqui encontramos um registro de como Cristo veio como homem para ser o nosso Salvador, como Ele morreu na cruz para realizar a redenção e para resolver o problema do pecado, para que possamos ser perdoados. De acordo com Lucas 24:47, o arrependimento eo perdão dos pecados deve ser pregado em nome de Cristo entre todas as nações.

Temos apontou que Mateus é o evangelho do reino, que João é o evangelho da vida, e que Lucas é o evangelho do perdão. Mas o aspecto do evangelho é enfatizado em Marcos? Marcos é o evangelho de serviço. Segundo este Evangelho, Cristo veio como escravo para servir a Deus por cuidar do povo de Deus. Cristo veio, não para ser ministrado até, mas para servir, para servir (10:45). Ele veio não apenas como o rei a estabelecer o reino, como o Eterno para dar vida, e como o Salvador de perdoar os pecados daqueles que crêem n’Ela, Ele também veio como escravo para servir a Deus por ministrar a Seu povo redimido .Assim, Marcos enfatiza o serviço.

O evangelho de Paulo inclui todos os aspectos dos primeiros quatro Evangelhos. Em seus escritos Paulo fala do reino, a vida, perdão e serviço. No entanto, em suas epístolas ele cobre muito mais. Em Colossenses 1:25 Paulo diz que ele se tornou um ministro segundo a dispensação de Deus para completar a palavra de Deus. Assim, o evangelho de Paulo é o evangelho de conclusão. Sem o evangelho de Paulo, a revelação do evangelho no Novo Testamento não seria completa.

Muitos aspectos importantes do evangelho são encontrados apenas nos escritos de Paulo. Por exemplo, em Colossenses 1:27 Paulo que Cristo em nós é a esperança da glória. diz Tal palavra não pode ser encontrada nos quatro Evangelhos, nem nas epístolas escritas por Paulo ou João. Marcos pode ser considerado como filho espiritual de Pedro (1 Ped. 5:13), e ele chamou a Pedro como a fonte de muito do material em seu Evangelho. No entanto, Marcos não diz nada sobre o Cristo que habita a nossa esperança da glória. Do evangelho de Paulo, aprendemos que o Espírito de Cristo é um selo e uma promessa (Ef 1:13-14). Embora João fala do Espírito, ele não usa os mesmos termos Paul faz.  Em Gálatas 1:15 e Paul 16 nos diz que aprouve a Deus revelar Seu Filho nele. Tal palavra não deve ser encontrada em Mateus, Marcos, Lucas ou João. Paulo também fala da vida de Cristo em nós (2:20), de Cristo que está sendo formado em nós (4:19), e de Cristo, fazendo Sua morada em nós (Efésios 3:17). Declarações como essas não são encontrados nos quatro Evangelhos. Além disso, em Efésios 3:19, Paulo fala de estar cheio para toda a plenitude de Deus.Mateus, Marcos, Lucas e João não tem nada a dizer sobre isso.

Em suas epístolas, Paulo também nos diz que somos membros do Corpo de Cristo. Ele fala de Cristo como Cabeça e da Igreja como Corpo. Tais condições não podem ser encontradas nos escritos de Pedro ou João. Se pudéssemos dizer a Pedro que a Igreja é o Corpo de Cristo, ele poderia responder: "Onde você ouviu isso?Eu estava perto do Senhor Jesus por três anos e meio, mas nunca ouvi uma palavra. Eu ouvi sobre a cruz e sobre a alimentação de cordeiros do Senhor. Na minha primeira epístola eu mesmo cobrado os anciãos para pastorear o rebanho de Deus. Mas eu nunca ter ouvido falar sobre o Corpo de Cristo. "Temos de admitir que sobre a questão da Cabeça e Corpo, a visão de Paulo foi maior do que Pedro. Apesar de João nos diz que Cristo é a videira e que nós somos os ramos, ele não diz que Cristo é a Cabeça e nós somos o Corpo. Esta é mais uma indicação de que, sem o evangelho de Paulo a revelação do Novo Testamento não seria completa.

Quando o Cristianismo foi a China centenas de anos atrás, tudo o que foi disponibilizado para os chineses foi uma tradução bastante pobre dos quatro Evangelhos. Os chineses infeliz podia ouvir apenas os aspectos do evangelho encontrada em Mateus, Marcos, Lucas e João. Embora possam ter ganhado um pouco de compreensão do perdão dos pecados, duvido que eles tinham uma compreensão adequada do reino dos céus em Mateus ou da vida eterna em João. Certamente eles não tiveram oportunidade de ouvir o evangelho que declara que os crentes têm em Cristo-los como sua esperança de glória e de que são membros do Corpo de Cristo. Eles não podiam saber que Cristo é a Cabeça do Corpo de que somos membros. Que perda seria não ter o evangelho de Paulo!

É fundamental para nós ver que o ministério de Paulo era um ministério completar, um ministério de completar a revelação divina. O evangelho de Paulo é o evangelho de conclusão.Portanto, se não tivéssemos os escritos de Paulo, que não teria uma parte vital da revelação de Deus. Epístolas de Paulo não só completar a revelação divina, eles formam o coração da revelação de Deus no Novo Testamento. Assim, o evangelho de Paulo não é somente o evangelho de conclusão, é também o centro da revelação do Novo Testamento. Por esta razão, o evangelho de Paulo é o evangelho básico.

Nós, na restauração do Senhor precisamos ter uma visão clara do evangelho segundo Paulo. O ponto focal do evangelho de Paulo é que o Filho de Deus, o Ungido de Deus, entrou em nosso ser para ser a nossa vida hoje e nossa glória no futuro para que possamos ser os membros de Seu Corpo. Este Corpo, a plenitude d'Aquele que preenche tudo em todos, é o novo homem, da família de Deus, a família da fé, eo verdadeiro Israel de Deus. No evangelho de Paulo, há muitas questões misteriosas que não são cobertos por Mateus, Marcos, Lucas ou João. Nos quatro Evangelhos não nos é dito que Cristo é o mistério de Deus (Cl 2:2), ou que toda a plenitude da divindade habita nele corporalmente (Cl 2:9). Na verdade, os quatro evangelhos nem sequer nos dar uma palavra clara sobre a justificação pela fé. É em Romanos e Gálatas, que a justificação pela fé é coberto de forma clara.

Não há dúvida de que Mateus fala de forma clara e enfaticamente sobre o reino, que é uma questão de administração. No entanto, de acordo com a revelação dada a Paulo, o evangelho não é centrado na administração de Deus. Ele está focado em Deus uno e trino ser nossa vida, a fim de se unirem a nós e fazer-nos um com Ele, para que possamos ser o Corpo de Cristo para expressar Deus de uma maneira corporativa. O ponto focal do evangelho não é a administração de Deus, que é o próprio Deus em Sua Trindade tornando-se o Espírito todo-inclusivo transformadas para a vida e tudo para nós, para nosso gozo, para que Ele e nós podemos ser um para expressá-lo por toda a eternidade. Tal pensamento profundo não pode ser encontrada nos quatro Evangelhos. Duvido que Marcos foi claro sobre tal revelação da economia de Deus, quando ele estava escrevendo o seu Evangelho.

Muitos cristãos hoje não estão claros sobre este assunto também. Eles podem estar familiarizados com os conselhos, os credos, e os ensinamentos da igreja histórica, mas eles não sabem revelação de Paulo sobre o Deus Uno e Trino processada para se tornar o Espírito todo-inclusivo. Isso indica que poucos cristãos adequadamente conhecem o evangelho segundo Paulo.

Aspectos importantes do evangelho de Paulo são encontradas em Gálatas. Vimos que em 1:15 e 16 Paulo diz que aprouve a Deus revelar Seu Filho nele. Que palavra maravilhosa! No entanto, milhões de cristãos não têm consciência de que Cristo está neles.Em 2:20 Paulo continua a falar de Cristo vivo em nós, e em 4:19, de Cristo que está sendo formado em nós. No capítulo seis ele cobre quatorze itens importantes: o espírito humano (vv. 1, 18), a lei de Cristo (a lei da vida, v 2), o Espírito (v. 8), a vida eterna (v. 8) , a família (v. 10), a fé (v. 10), a cruz de Cristo (v. 14), o mundo religioso, que foi crucificado para Paulo e para a qual Paulo foi crucificado (v. 14), a nova criação (v. 15), paz (v. 16), a misericórdia (v. 16), o Israel de Deus (v. 16), as marcas de Jesus (v. 17), e da graça de Cristo (v . 18). Alguns destes itens podem ser encontrados apenas nos escritos de Paulo, não em qualquer um dos quatro evangelhos.

No entanto, de modo algum desvalorizar os quatro Evangelhos.Temos dedicado muito tempo ao estudo de Mateus e João em particular. Meu objetivo aqui é enfatizar a nossa necessidade de conhecer o quinto evangelho, o evangelho de Paulo. Alguns cristãos se vangloriar de que eles aceitam todos os ministérios, mas na verdade não está inteiramente de aceitar o ministério de Paulo. Isso indica que eles recebem os quatro Evangelhos, mas não totalmente receber o quinto.

O entendimento tradicional do evangelho no cristianismo é muito estreito. Ele não inclui todo o evangelho revelado no Novo Testamento. Quando eu era jovem, minha visão do evangelho foi limitada. Eu só vi que Jesus nos amou e morreu por nós para que nossos pecados pudessem ser perdoados. Eu não sabia nada dos aspectos maravilhosos do evangelho desdobrado nas epístolas de Paulo. Mesmo alguns pastores de hoje não conhecem adequadamente o evangelho de Paulo revelado nos cem capítulos de suas epístolas.

I. O Evangelho da Graça

O evangelho de Paulo é o evangelho da graça (1:6). Graça é o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito, processado para se tornar o nosso prazer. De acordo com 1:6, fomos chamados na graça de Cristo. Através de Cristo nós apreciamos o processado del-inclusive Deus Trino. O evangelho da graça é contra a lei de Moisés. João 1:17 diz: "Porque a lei foi dada por Moisés, a graça ea realidade vieram por Jesus Cristo." Em João 1:16 nos diz que para receber a graça "da sua plenitude todos nós recebemos, de graça sobre graça." sobre graça é para melhorar continuamente a receber do Deus Triúno processado para o nosso prazer.

II. O EVANGELHO UNICO

O evangelho pregado pelo apóstolo Paulo foi o único evangelho.Foi o evangelho de Cristo (Gl 1:7). Aqueles que pregam um evangelho assim chamada, que é diferente do evangelho pervertido única e perverter o evangelho de Cristo e deve ser amaldiçoado (1:7-9).

III. Não de acordo com HOMEM

Em 1:11 Paulo diz: "Pois eu faço-vos saber, irmãos, sobre o evangelho pregado por mim, que não está de acordo com o homem." Paulo recebeu uma maravilhosa revelação do evangelho diretamente do próprio Senhor. Portanto, o evangelho que ele pregava não era de acordo com o homem.

IV. NÃO RECEBIDA DE HOMEM

No versículo 12, Paulo continua dizendo: "Porque não o recebi de homem algum." Quanto ao evangelho, Paulo não receber nada de Pedro, João ou Mateus.

V. NÃO ENSINOU POR HOMEMS

No versículo 12, Paulo também diz que ele não foi ensinado o evangelho pelo homem. Novamente e novamente ele enfatiza o fato de que o homem não foi a fonte do seu evangelho. 
Ele não recebeu o evangelho de ensino do homem.

VI. RECEBIDO ATRAVÉS DO APOCALIPSE
DE JESUS ​​CRISTO

Paulo conclui o versículo 12 com as palavras: "Eu recebi por revelação de Jesus Cristo." Isso se refere à revelação dada ao Apóstolo Paulo pelo Senhor Jesus Cristo sobre o evangelho. Nós não sabemos de que forma o evangelho foi revelado a Paulo.Talvez Paulo recebeu esta revelação durante a sua estada na Arábia.

Escritos de Paulo testificam o fato de que ele havia recebido a revelação diretamente de Cristo. Em suas epístolas existem muitas expressões maravilhosas que nenhum homem poderia expressar-se à parte da revelação divina. Alguns filósofos antigos, como Confúcio, compuseram alguns escritos que são considerados importantes. Mas não há comparação entre o melhor destes escritos e os do Apóstolo Paulo. Como alguém que está familiarizado com as obras de Confúcio, posso testemunhar que, comparando os seus escritos para as
Epístolas de Paulo é como comparar barro ao ouro. Se Paul não tinha recebido a revelação de Cristo, como ele poderia ter escrito as coisas que ele fez? Teria sido impossível. Seus escritos provar que seu evangelho não estava de acordo com o homem, que não foi recebida de homem, e que não foi ensinado pelo homem, mas que foi recebida através de uma revelação de Jesus Cristo. As expressões q Paulo usa são maravilhosas demais para ter vindo de qualquer outra fonte de uma revelação diretamente do Senhor Jesus Cristo.

VII. Pregar este evangelho
COMO ESCRAVO DE CRISTO

No versículo 10, Paulo diz: "Porque eu estou agora convencer os homens ou a Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo "Paulo não estava buscando a aprovação dos homens,. Nem ele estava procurando apaziguar os homens ou para satisfazê-los.Como um escravo de Cristo, ele pregou o evangelho de acordo com a revelação que ele recebeu, não para agradar homens
, mas para agradar a Deus.


                                                             LucioFidalgo

Um comentário:

  1. Meu irmão, as faixas amarelas não permitem ler o texto abaixo em cinza claro...

    ResponderExcluir