quinta-feira, 22 de março de 2012

O Que Significa Ser "a Menina dos Olhos de Deus"





O Que Significa Ser "a Menina dos Olhos de Deus"
Elaborei o presente texto por quatro razões fundamentais:
1 - Acredito na força do Espírito Santo de Deus para nos fazer compreender o que a expressão “Menina dos Olhos de Deus” significa dentro das Escrituras Sagradas e segundo o que a inspirada serva do Senhor - Ellen G. White - deixou-nos escrito.
2 - O que esta expressão pode nos ensinar concernente ao Evangelho Eterno? Como as mensagens angélicas estão ligadas a esta expressão?
3 - Esta expressão às vezes é mal empregada por algumas pessoas (às vezes até com boas intenções). E principalmente,
4 - “A igreja de Laodicéa” se enquadra na situação vigente ora apresentada nesta mensagem!
Que o Espírito de Deus toque o coração daqueles que porventura considerarem as palavras deste texto e os conduza a uma reflexão e conversão aos caminhos verdadeiros que Deus, através de Seu Filho, Jesus Cristo, deixou para que seguíssemos. “Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações...”
Na Palavra de Deus encontramos 821 vezes a palavra olhos. A partir disto vemos como é importante este órgão. Infelizmente na ordem dos acontecimentos na Bíblia esta palavra foi primeiramente pronunciada pela serpente (Satanás) a Eva, enganando-lhe dizendo: “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Gênesis 3:5 (O resultado triste, nós já o sabemos e infelizmente a cegueira de lá para cá só tem aumentado...) Os olhos de ambos foram abertos sim, apenas para verem a nudez em que se encontravam, não podiam mais suportar a presença Santa de Deus, pois suas “pupilas espirituais” já estavam deformadas.
Graças ao Senhor Jesus, a última vez em que a palavra “olhos” aparece está em Apocalipse 21:4: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”.
A menina dos nossos olhos é a "pupila" a qual protegemos a todo custo pois através dela passam os raios luminosos, sem a qual não poderíamos enxergar ou seja, seríamos cegos. Alguns tipos de cegueira são curáveis, outros porém não. A “menina dos olhos” é responsável pelo controle da luz que penetram nos olhos e com os quais podemos discernir visualmente todas as coisas.
Com certeza não poderia haver expressão melhor para especificar a Lei de Deus. Por que?“ A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices”. Salmos 19:7
Através da Lei de Deus que podemos perceber se temos luz ou não, se estamos discernindo ou não espiritualmente as coisas espirituais. Não podemos dissociá-la da pregação do Evangelho de Cristo.
O apóstolo Paulo faz algumas revelações importantíssimas sobre a lei de Deus. Essas declarações algumas pessoas distorcem para a própria perdição, consideremos a maravilha destas palavras das Sagradas Escrituras:
Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Romanos 7:25
Romanos 8
4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. (porque não anda segundo o Espírito)
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (os que não andam no Espírito, porque o preceito da lei não se cumpre nessas pessoas)
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne (sem os preceitos da lei!).
13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (porque somente os que andam no Espírito compreendem estas coisas, Amém!)
Acredito que estas passagens são bastante convincentes, entretanto para algumas pessoas ainda que o próprio anjo Gabriel descesse e dissesse algo mais, desmentiriam-no.
Muitos desconsideram as palavras de Cristo ao estar neste mundo, de maneira nenhuma deixou de destacar a importância da fidelidade aos princípios da lei, se fosse assim seus discípulos não teriam continuado a andar segundo os princípios da lei. Ele declarou: "nem um jota nem um til se omitiria da lei" Mateus 5:18 “E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei”. Lucas 16:17.Ele diz para o jovem rico: "Se queres , porém, entrar na vida", disse Jesus, "guarda os mandamentos." Mat. 19:17. E ainda Ele pergunta ao doutor da lei que vem testá-lo: O que manda a lei?
Há uma profunda diferença entre guardar a lei e procurar justiça pelas obras da lei, porque a Bíblia então daria livre arbítrio para que todos transgredissem os mandamentos, todos sabemos que seria o caos!
Em provérbios 7:2 lemos: Guarda "a Minha lei, como a menina dos teus olhos".
Existem 2 passagens bíblicas no Antigo Testamento afirmando que Deus guardou o povo de Israel "como se fosse" a menina do seu olho. Entretanto Israel era o povo depositário de Sua lei (Êxodo 20), deveriam exaltá-la no seu viver aguardando a vinda do Messias, sendo assim seriam uma nação santa ao Senhor. Por não compreenderem a essência e o caráter espiritual da lei, os líderes judaicos levaram a nação a ruína. Pois se compraziam na aparência, se orgulhavam de ser a nação escolhida por Deus e esqueceram do concerto eterno culminando com a clara rejeição dAquele que era a razão de sua existência como povo escolhido.
"Quando aqueles a quem Deus tem exaltado a posições de elevada confiança se volvem dEle e buscam sabedoria humana, sua luz se torna em trevas, e quão grandes são essas trevas! Suas capacidades dadas em custódia são-lhe um ardil. Tornam-se uma ofensa a Deus..." (Olhando para o alto, MM, pág. 312).
Assim como a nação judaica, hoje o Espírito Santo diz: “À Sua Igreja deu Cristo amplas possibilidades, para que viesse a receber de Sua possessão resgatada e comprada um grande tributo de glórias. A Igreja, revestida da justiça de Cristo, é Sua depositária, na qual as riquezas de Sua misericórdia, amor e graça, se hão de por fim revelar plenamente”. Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 18 (é importante frisar ”revestida da justiça de Cristo” é depositária de quê? Ora, da Lei de Deus!).
A seguir encontramos alguns textos bíblicos referente à expressão “menina dos olhos”, e comentaremos a quem se aplica:
1 - Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho. (Deut.32:10) Estas palavras são do “Cântico de Moisés” que este proferiu no seu último dia de vida. (Referia-se ao povo Israel)
2- Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas...(salmos 17:8) Palavras do salmista Davi pedindo proteção a Deus.
3 - Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.Provérbios 7:2 Palavras de advertência de Salomão para a guarda da lei.
4 - Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. Zacarias 2:8 (Palavras do profeta, inspirado por Deus - referia-se ao povo de Israel. Ver versículo 10).
5 - O coração de Jerusalém clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite, não te dês descanso, nem pare de chorar a menina de teus olhos. Lamentações 2:18 (Palavras do profeta Jeremias, inspirado por Deus, referindo-se a escravidão que a filha de Sião foi condenada a sofrer em Babilônia).
As passagens acima se referem à expressão “menina dos olhos”, retiradas da Bíblia. Palavras estas ditas por homens considerados santos, inspirados por Deus.
Abaixo queremos expor as palavras, não menos inspiradas, escritas para o ensino e correção do povo de Deus da época presente. Através destas palavras podemos concluir quem ou o que é a “Menina dos Olhos de Deus”.
1 - "Poderão os homens incitar quanta combatividade queiram, mas os mandamentos de Deus ainda são os mandamentos de Deus. Decidimo-nos a guardar os mandamentos de Deus e viver, e [preservar] a Sua lei como a menina de nossos olhos.
2- Escarneçam os homens da lei de Deus e espezinhem o povo que observa os Seus mandamentos. Poderão fazê-lo e viver? Isso é impossível. Deus tem a Sua medida do caráter, e todo que obedece Àquele que vive, e guarda a Sua lei como a menina de seus olhos, é este que Ele preserva". Manuscrito 5, 1891.
3 - "Cristo teve como a mais alta exaltação obedecer a Seu Pai e guardar Sua lei como a menina de Seus olhos. Tenha isso o mesmo efeito sobre nosso caráter. ... Exaltemos a Jesus. Demos-Lhe o melhor serviço de nosso coração, e Ele dirá: Confessar-vos-ei diante de Meu Pai e diante de Seus anjos". Manuscrito 14, 1893.
4 - "A morte entrou no mundo devido à transgressão. Mas Cristo deu Sua vida para que o homem tivesse outra oportunidade. Não morreu Ele na cruz para abolir a lei de Deus, mas para garantir ao homem uma segunda prova. Não morreu para tornar o pecado um atributo imortal; morreu para garantir o direito de destruir aquele que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Sofreu toda a penalidade de uma lei quebrada pelo mundo todo. Fê-lo, não para que o homem pudesse continuar na transgressão, mas para que eles pudessem voltar à sua lealdade e guardar os mandamentos de Deus, e a Sua lei como a menina de seus olhos".Testemunhos para Ministros e obreiros evangélicos 134.
5- "Pela contemplação do incomparável amor de Deus, tomamos sobre nós a Sua natureza. Cristo foi um representante diante do homem e diante dos anjos, do caráter do Deus do Céu. Demonstrou Ele o fato de que quando a humanidade confia inteiramente em Deus, os homens podem observar os mandamentos e viver, e Sua lei pode ser como a menina dos olhos". Idem 226
6 - Foi mostrado que o terceiro anjo, que proclama os mandamentos e a fé de Jesus (Apoc. 14:9-14), representa o povo que recebe essa mensagem, e ergue a voz de advertência ao mundo para que guarde os mandamentos de Deus e a Sua lei como a menina dos olhos; e em resposta a esta advertência muitos abraçariam o sábado do Senhor. Vida e Ensinos, pág. 87.
7 - É agora o tempo em que os leais e fiéis se devem levantar e resplandecer; pois a glória do Senhor se levanta sobre eles. Não é tempo, agora, de esconder nossa bandeira, não é tempo de tornar-nos traidores quando a batalha aperta renhida, não é tempo de depor nossas armas de guerra. Os vigias nos muros de Sião devem estar de todo alerta.
Sinto-me tão grata a esse tempo por podermos desviar a mente das dificuldades que nos rodeiam, e da opressão que há de sobrevir ao povo de Deus, e podermos olhar ao Céu de luz e poder! Caso nos ponhamos ao lado de Deus, de Cristo e dos seres celestiais, a proteção da Onipotência se encontrará sobre nós, o poderoso Deus de Israel será nosso ajudador, e não precisamos temer. Aqueles que tocam no povo de Deus, tocam na menina de Seus olhos. ... M.E. p.373
"Satanás procura diligentemente desviar as almas dos princípios corretos. Multidões que professam pertencer à verdadeira igreja de Deus estão caindo sob os enganos do inimigo. Estão sendo levados a afastar-se de sua lealdade ao bendito e único Potentado". Fundamento Da educação Cristã, p. 489
"Lendo o rei (Josias) as profecias de apressado juízo sobre os que persistissem na rebelião, tremeu ante o futuro. A perversidade de Judá havia sido grande; qual seria o resultado de sua continuada apostasia? Em anos anteriores o rei não havia sido indiferente à predominante apostasia. "No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço", ele se consagrou inteiramente ao serviço de Deus. Quatro anos mais tarde, com a idade de vinte anos, havia ele feito um fervoroso esforço para remover a tentação de seus súditos, purificando "a Judá e Jerusalém, dos altos e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição". "E derribaram perante ele os altares de Baalim; e cortou as imagens do Sol, que estavam acima deles; e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição quebrou e reduziu a pó, e o espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado. E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares, e purificou a Judá e a Jerusalém". II Crôn. 34:3-5.
Não contente com fazer uma obra total na terra de Judá, o jovem rei havia estendido seus esforços às partes da Palestina anteriormente ocupadas pelas dez tribos de Israel, de que permanecia apenas um fraco remanescente. "O mesmo fez nas cidades de Manassés", diz o relato, "e de Efraim, e de Simeão, e ainda até Naftali". Não antes que tivesse percorrido de extremo a extremo esta região de lares arruinados, "e tendo derribado os altares, e os bosques, e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó", "tendo cortado todas as imagens do Sol em toda a terra de Judá" (II Crôn. 34:6 e 7) - não antes retornou ele para Jerusalém. -- Profetas e Reis Págs. 396, 397 e 398 (grifo nosso)
Deus sempre teve um povo na Terra, mas a Bíblia afirma que nos últimos seria como nos dias de Noé, isso nos leva a idéia de que não serão muitos os fiéis que estarão vivos quando Cristo vier.
"Foi-me mostrado o modo por que o povo remanescente de Deus obteve seu nome. Duas classes de pessoas me foram apresentadas. Uma abrangia as grandes corporações de cristãos professos. Estes tripudiavam sobre a lei divina, inclinando-se diante de uma instituição papal. Observavam o primeiro dia da semana em vez do sábado do Senhor. A outra classe, posto que pequena em número, tributava obediência ao grande Legislador. Estes guardavam o quarto mandamento. As feições peculiares e preeminentes de sua fé são a observância do sétimo dia e a expectativa da volta de Cristo nas nuvens do céu". A Igreja Remanescente, pág. 67
"A mensagem dada ao homem para proclamar nesses últimos dias não deve ser misturada com opiniões humanas. Nestes dias de perigo, nada a não ser a obediência guardará o homem da apostasia. Deus tem concedido ao homem grande luz e muitas bênçãos. Mas a menos que esta luz e essas bênçãos sejam recebidas, não têm qualquer segurança contra a apostasia e desobediência.
“Satanás está buscando desviar homens e mulheres dos retos princípios. Inimigo de todo bem, ele deseja ver as criaturas humanas educadas de maneira que exerçam influência do lado do erro, em lugar de empregar os talentos de que são dotados para benefício dos semelhantes. E multidões que professam pertencer à verdadeira igreja de Deus estão sendo levadas por seus enganos. Estão sendo levadas a desviarem-se de seu concerto com o Rei dos Céus.” E Recebereis Poder (MM) p. 495
Temos de combater "o bom combate da fé", se quisermos tomar "posse da vida eterna". I Tim. 6:12. Somos "guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação". I Ped. 1:5. Se o pensamento de apostasia vos é molesto... então "aborrecei o mal e apegai-vos ao bem". Rom. 12:9. E crede nAquele que é capaz de guardar-vos de cair, e pode apresentar-vos sem faltas diante da presença de Sua glória com excedível alegria Review and Herald, 8 de maio de 1888.
"A obra da apostasia começa em alguma secreta rebelião no íntimo contra as reivindicações da lei de Deus. Desejos profanos, ambições ilegais, são nutridos e praticados, e incredulidade e trevas separam a pessoa de Deus. Se não vencermos esses males, eles nos vencerão. ... A condescendência com o orgulho espiritual, com desejos profanos ou pensamentos maus, ou qualquer coisa que nos separe da íntima e sagrada associação com Jesus, põe em perigo nossa vida. ..." Review and Herald, 8 de maio de 1888.
As palavras de Deus, uma vez obedecidas, são "vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo". Prov. 4:22

                                                          Lucio.Fidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário