terça-feira, 2 de outubro de 2012

Respostas que nos leva a Cristo




                         Respostas que nos Leva a Cristo





SUMÁRIO


CRISTO-------------------------------------------------------------------------- PAG 4

CRIAÇÃO DO HOMEM------------------------------------------------------ PAG 9

SALVAÇÃO--------------------------------------------------------------------- PAG 13

A IGREJA------------------------------------------------------------------------ PAG 16

O BATISMO --------------------------------------------------------------------- PAG 18

ORAÇÃO E PECADO--------------------------------------------------------- PAG 19

O REINO--------------------------------------------------------------------------- PAG 22


CAPÍTULO UM

CRISTO




1-QUEM É JESUS?

Jesus é Deus ( Jo 1:1) Ele é Deus que se tornou homem
Jesus é o Cristo, o Filho de Deus vivo ( Mt 16:16)

2-POR QUE CRISTO MORREU?

1º_ Como cordeiro o senhor derramou seu sangue para termos nossos pecados perdoados, toda mancha de culpa fosse apagado mediante a confissão e perdão.

2º_ Ele morreu para sermos justificados ( Rm 3:24 ; 6:6-7 1Co 6:11).

3º_ Para sermos reconciliados com Deus(2Co 5:18-19; Cl 1:20). Nós antes éramos considerados inimigos de Deus, mais por causa da morte de Cristo, hoje somos reconciliados.

4º_ Como grão de trigo o Senhor morreu para gera muitos frutos: “ Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo,caindo na terra, não morrer fica ele só;mas,se morrer,produz muitos frutos”.

Cristo como um grão de trigo foi lançado do céu para a terra a fim de morrer e gerar frutos, esses frutos gerados pela morte de cristo é a igreja.( Que é composta de todos aqueles que verdadeiramente crer no Senhor). Nós somos frutos do penoso trabalho da alma de Cristo. ( Is 53:11)

5º_ O senhor não somente morreu, mais também ressuscitou,tornando o Espírito que dá Vida (1 Co 15:45). O Senhor se tornou Espírito que dá vida, para, como Vida, entrar para dentro do homem, o regenerando e transformando à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo ( Ef 4:13)


COMENTÁRIOS

OS ASPECTOS DE CRISTO


A Bíblia apresenta Cristo em quatro aspectos: Como filho do homem, como filho de Deus ou o próprio Deus,como cordeiro e como vida. Cada um desses aspectos tem uma vital importância na vida de Deus com o homem. Veremos esses cinco aspectos.



CRISTO COMO FILHO DO HOMEM

O capitulo um do livro de Mateus, mostra a genealogia de Cristo, mostrando que Deus veio como um homem, para salvar o próprio homem.
No versículo 18 mostra o modo como Deus recebeu sua natureza humana por meio de Maria. "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada de José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito santo".

O nascimento de Jesus foi diferente de todos os nascimentos, não houve a necessidade da coabitação do homem e da mulher, mais do Espírito Santo em Maria, gerar o filho de Deus. Cristo nasceu na semelhança da carne pecaminosa, porém sem pecado ( Rm 8:3)

O pré-anuncio do nascimento de Cristo é nos mostrado em Isaías 9:6. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz”. A mais ou menos setecentos anos antes de cristo, foi anunciado o nascimento do Deus Forte em forma de homem, para salvar o homem do pecado, e que esse Homem ( Cristo ) se tornaria o Pai da Eternidade, pois governará pelos séculos dos séculos.

Depois de seu nascimento, até aos trinta anos, pouca coisa se sabe da vida de Cristo, somente a passagem no templo quando tinha apenas doze anos. O ministério do Senhor começou aos trinta anos como é dito em Lucas 3:23.

Mas será porque o Senhor teve que se tornar homem, para livra o homem do pecado?Essa resposta é nos dada em Hb 2:9, 17. O Senhor tornou-se homem, para provar a morte no lugar do homem. (v. 9). Ele ter-se tornado homem, e passado por todos os sofrimentos que um homem passa, ele tornou-se poderoso para socorrer os homens. (V. 17-18). Então a necessidade de Jesus ter vindo em carne, á para que na sua experiência humana, ele fosse capacitado a socorrer o homem.



CRISTO COMO FILHO DE DEUS

O livro de Marcos começa dizendo: “Princípio do evangelho de Jesus cristo, Filho de Deus” Deus tornou-se homem, para introduzir a natureza divina dentro do próprio homem.
Nós vimos em Gênesis, que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, Gn 1:26. Semelhança esta relacionado ao exterior, a forma física do homem, mais imagem está relacionado com o interior, o nosso ser, o nosso caráter.Deus veio em carne para encher toda carne consigo mesmo, com sua vida e natureza.“ E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor,que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne,(...) e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ( At 2: 17a ,21) se queremos receber Deus como vida e natureza em nós, e assim nos tornar “à imagem” de Deus, precisamos invocar o nome do Senhor, receber Cristo como filho de Deus dentro do nosso espírito.

Certa vez “Indo Jesus para o lado de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? Amados essa é uma pergunta que todos nós devemos fazer quem é Jesus para nós? Vimos que cada pessoa tinha a sua própria opinião “E eles responderam: Uns dizem: João Batista, outros: Elias: e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro disse: Tu és o cristo, o Filho do Deus Vivo”.
Irmãos, essa foi a maior revelação dada, a de que Cristo é o Filho de Deus, nós como cristãos precisamos viver essa realidade, viver Cristo como filho de Deus .
O que nos mantém firmes na igreja, é a visão que Jesus Cristo é o Filho de Deus, percebemos que essa revelação veio do Pai para Pedro, isso indica que se queremos ganhar revelação do Pai, precisamos estar em constante comunhão com ele, mais precisamente em espírito. Vemos em apocalipse, que João recebeu a visão sobre as coisas que iria acontecer, quando estava em espírito ( Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:10) Amados precisamos aprender a exercitar nosso espírito, invocando, orando, cantando, lendo-orando a palavra, tornando-o mais sensível ao falar do Senhor a nós.


CRISTO COMO CORDEIRO

Como sabemos, uma cordeiro é um animal muito manso e dócil. Cristo como cordeiro veio com amor e mansidão para resgatar o pecador e reconcilia-lo novamente com o Pai. A função de Cristo como cordeiro era tirar o grade fardo do pecado, dando ao homem novamente a vida eterna.

Em João 3:16 nos mostra que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito,para todo aquele que nele Crê não pereça, mais tenha a vida eterna”. Primeiro o Senhor nos amou, e esse amor imenso, tão grande que o apostolo João nem pode dizer, por isso ele escreveu “de tal maneira”. Por esse amor, foi que Deus enviou seu Filho como cordeiro, para tirar os pecados e também para todos aqueles que nele cresse não perecesse, mais ganhasse a vida eterna.


Justificados

Em gênesis 3:6-7 nos revela um passagem depois da queda do homem, “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer,agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do furto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu.Abriram-se, então os olhos e ambos;e,percebendo que estava nus,coseram folhas de figueiras e fizeram cintas para si”.

Como sabemos, qualquer folha que for cortada, depois de um tempo ela murcha e se acaba, o mesmo aconteceu com a folha de figueira que Adão e Eva usaram para cobrir sua nudez, depois de um tempo ele murchou e acabou mostrando sua nudez e o pecado que tinham cometido. Espiritualmente falando, essa folha de figueira representa nossa própria justificação. Quando usamos nossa própria justificação com Deus,ela logo se acaba e nossos erros e pecados voltam à tona.
Nossa justificação é falha e não tem muito valor diante de Deus.

Fez o Senhor Deus vestimentas de pele para Adão e sua mulher e os vestiu” (V.21)O Senhor para fazer as vestimentas para Adão e Eva, provavelmente teve que sacrificar um cordeiro e derramar seu sangue.Espiritualmente falando, representa a morte de Cristo, e o derramamento do sangue dele na cruz.A pele representa a justificação divina. Nós somos justificados mediante a morte de Cristo e essa justificação é eterna.A justificação do homem é falha, mais de Deus ela é absoluta e eficaz.

Cordeiro para tirar o pecado do mundo

Cristo também veio para tirar o pecado do mundo, João Batista deu um testemunho de Cristo dizendo: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O sacrifício de Cristo na cruz substituiu o holocausto feito com bodes e cordeiros do velho testamento. Em hebreus 9 :12-14 nos dá um bom exemplo dessa substituição: “Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou nos Santos dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.Portanto se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam,quanto a purificação da carne,muito mais o sangue de Cristo,que,pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas,para servirmos ao Deus vivo!” Se no velho testamento o sangue de bodes e de bezerros purificava os pecados, muito mais o sangue de Cristo pode nos purificar, pode lavar a mancha do pecado. Hoje quando pecamos não precisamos mais sacrificar um animal, basta ir diante do Senhor, confessar (dizer) nossos pecados, pedir perdão e ele é “Fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Visto que o seu sangue tem eficácia eterna.


CRISTO COMO VIDA



Hoje o mundo cristão nos oferece tantas coisas, curas, libertações, milagres, melhoras financeiras e familiares. Mais você acredita mesmo que o Senhor morreu somente para nos dar essas coisas terrenas? Acredito que não.O centro da obra de Cristo é trazer vida para o homem, e tranforma-lo em filho maduro e capacitado a ganhar o galardão no reino.
Em todos os quatros evangelhos, o Senhor sempre se mostrou como vida.

Em João 10:10, o Senhor disse que ele veio para que tenhamos vida, e tenhamos em abundância.

Em João 6:5 o Senhor se declara o pão da vida e no capitulo 4 o Senhor fala da água da vida, esse versículos nos esclarece que a vontade do Senhor é dá vida ao homem.

Se Ele quer nos dá vida,como podemos desfrutar dessa vida? A resposta é simples, o principio é invocar o nome do Senhor. Todas as vezes que invocamos “Ó Senhor Jesus!”, nós tocamos nessa água viva, desfrutamos do pão da vida


CAPÍTULO DOIS

A CRIAÇÃO DO HOMEM




1- PARA QUE FOMOS CRIADOS?

Para sermos a habitação do Espírito de Deus. (1Co 3:16) e termo comunhão com Cristo(1Co 1:9) E ser sua expressão na terra.

2-ONDE O ESPIRITO DE DEUS HABITA EM NÓS?

Segundo a Bíblia, o homem é formado em três partes: corpo, alma e espírito ( 1 Ts 5:23)
...estais sendo edificados para a habitação de Deus no espírito. ( Ef 2:22)
Isso nos mostra que o senhor habita no espírito humano.

3-O QUE PRECISO FAZER PARA RECEBER O SENHOR NO MEU ESPÍRITO?

Invocar o nome do Senhor (1Co 12:3); ( At 2:21) é só chamar: Ó SENHOR JESUS!

4- O QUE SIGNIFICA INVOCAR O NOME DO SENHOR?

Significa: Chamar, Bradar, Clamar. Quando invocamos (chamamos) Ó SENHOR JESUS! O Espírito do Senhor e todas as suas riquezas entra para dentro do nosso espírito.

5- PORQUE INVOCAR O NOME DO SENHOR JESUS E NÃO OUTRO NOME?

Porque “ não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu na existe nenhum outro nome,dado entre os homens, pela qual importa que sejamos salvos”. ( At 4;12)

6-INVOCAR, É O MESMO QUE CHAMAR O SENHOR EM VÃO?

Não, invocamos o nome do Senhor para ganharmos salvação (Rm 10:13) e também para desfrutarmos da presença do Senhor.




COMENTÁRIO

A Principio o homem não foi criando somente para ser a habitação do Espirito de Deus, ele foi criado também para vários outros aspectos, entre eles, tomar posse da terra e entrega-la ao Senhor, multiplicar e dominar,etc.



TOMAR POSSE DA TERRA E ENTREGA-LA AO SENHOR

No livro de Ezequiel, no capitulo 28, fala de lúcifer e de sua queda, no versículo 17 fala-nos que o Senhor lançou Lucifer para a terra, a partir dai ele se tornou o principe e governante desse mundo,e todo o mundou passou a pertencer a ele.

Lucas 4:6 quando Lucifer tentou o Senhor, ele disse que lhe daria todo o mundo, porque lhe pertencia, e ele dá a quem ele quiser,mais a intenção de Deus é tomar todo esse mundo das mãos de satanás,e traze-lo para debaixo do seu governo, por esse motivo o Senhor criou o homem.

O dever de Adão era cultivar e guardar o jardim do Èden( Gn 2:15), onde seria manifestado a vida do Senhor, e a comunhão do Senhor com o homem,mais Adão caiu, desobedeceu a Deus, e o pecado entrou no homem,tornando o plano de Deus temporariamente inativo,mais em Jó 42:2 diz : “Bem sei que tudo podes,e nenhum dos teus planos pode ser frustado.” Por isso o senhor preparou outro caminho para recumperar o homem de sua condição caida, Deus preparou-lhe a salvação por meio da morte de Cristo.


MULTIPLICAR E DOMINAR

Quando o Senhor Deus criou Adão e Eva, Ele lhes deu um grande comissionamento, multiplicar e dominar. Multiplicar estava relacionado à gerar filhos, enquanto dominar estava relacionado à autoridade que eles tinham sobre todas as criaturas.
O desejo de Deus era ter um povo que o servir-se, e desfrutasse da sua presença no jardim do Èden. Mais por causa do pecado, o homem gerou e multiplicou não para Deus, mais para seu próprio interesse. Ao invés do homem dominar todas as coisas para o Senhor, ele começou a dominar para si mesmo, e assim se afastou do verdadeiro proposito de Deus.

Depois da morte de Cristo, ele deu essa mesma incubência para a igreja, a incubência de gerar e multiplicar, gerar não filhos carnais, mais filhos espirituais.

O Senhor nos deu uma grande comissão, em Mateus 24:14 diz o Senhor: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo,para testemunho a todas as nações . Então virá o fim.” Nosso encargo hoje é pregar o evangelho para então vim o fim. Mais quem é esse fim? No livro de Apocalipse , Cristo menciona que Ele é o Alfa e o ômega, o Principio e o Fim, então esse “virá o fim”,mencionado em Mateus 24:14, esta relacionado com a vinda de Cristo.

Muitos amados irmãos esperam a segunda vinda do Senhor, o arrebatamento dos santos vencedores e o estabelecimento do reino de Deus na nova terra,porém os que esses irmãos não compreende é que antes de tudo isso acontecer, há a nessecidade da igreja pregar o evangelho do reino, para então vim o fim que é o próprio Cristo.


O envangelho da graça e o evangelho do reino

Evangelho completo de Deus, é dividido em outros dois evangelhos : O evangelho da graça ( At 20:24) e o evangelho do reino.( Mt 24:14)

O evangelho da graça visa levar as pessoas ao arrependimento, a remissão dos pecados, a salvação,a filiação ( nos tornar filhos de Deus( Jo 1:12)) e o recebimento da vida divina em nós. Na pratica, está relacionado com tudo aquilo que o Senhor fez por nós gratuitamente.

O perdão dos nossos pecados é dado por meio do sangue do cordeiro ( Ef 1:7) Esse perdão é totalmente gratuito.

A nossa salvação também é gratuita, e não é por meio da nossa obras e sim da nossa fé em Cristo.( Ef 2:8-9)

A nossa filiação vem pelo nosso ato de Crer no Senhor.( Jo 1:12)

O Senhor veio para que tivessemos vida, e vida em ambundância .(Jo 10:10)

Tudo isso foi nos dado gratuitamente por meio do evangelho da graça.


Já o evangelho do reino, visa o crescimento de vida, o trabalhar da vida divina em nós, por meio de beber e comer de Cristo e o exercitar do nosso espirito, com vista ao nosso amadurecimento espiritual, nos tornando assim filhos maduros, trabalhados pelo Senhor, e capacitados a ser um Co-rei com Cristo no Reino Eterno.

Esse crescimento da vida, ou o amadurecimento espiritual, não acontece da noite para o dia, leva um certo tempo,pode levar até mesmo a nossa vida toda, podemos comparar a nossa vida cristã ao nascimento de um bebê. Do dia que o filho começa a ser gerado no ventre materno, até o dia do seu nascimento, não é exigido nenhum esforço da mãe, tudo acontece normalmente no ventre materno sem ser cobrado nada dela. Mais a partir do momento que o filho nasce, há a necessidade de alimentar adequadamente o filho, para que ele cresça forte e se torne uma pessoa madura.

O mesmo princípio se aplica a nossa vida Cristã, nós nascemos de novo por meio do batismo,e somos salvos, isso não exige nenhum esforço nosso, porque o preço foi pago pelo Senhor na Cruz. Porém a nossa vida não acaba com a salvação,pelo contrário, depois de salvos precisamos nos alimentar do Senhor, praticar a sua palavra, desfrutar de Cristo por meio do Espirito, e negar a nossa vontade para fazer a vontade do Senhor ( negar a nossa alma). Isso nos proporcionará o nosso crescimento, e o nosso prêmio será governar com o Senhor no reino vindouro.

CAPITULO TRES

A SALVAÇÃO




1-O QUE É SALVAÇÃO

É um dom gratuito dado por Deus,que nos concede a vida eterna.( Rm 6:23). Efésios 2:8-9 nos diz o seguinte:“porque pela graça sois salvos, mediante a fé;e isto não vem de vós; é dom gratuito de Deus;não por obras para que ninguem se glorie”.

Esse versículo nos esclarece que a nossa salvação não depende das nossas obras, eu não sou salvo pelo fato de ser bom,caridoso, ou pelo fato de orar todos os dias ou ler a Biblia, a única coisa que nos leva a salvação é a nossa fé no Senhor.

2-PODEMOS TER CERTEZA DA SALVAÇÃO?

A palavra nos certifica que todo aquele que crê em Cristo como Senhor e salvador, tem a vida eterna.(Jo 3:16,36)
por isso o crente pode ter certeza que está salvo e viverá na eternidade(1Jo 5:13)

3-SE PECAR-MOS PERDEREMOS A SALVAÇÃO?

Não, se você realmente crê no Senhor, estará salvo por toda a eternidade.
Deus tem seu poder que é a garantia que Ele cumprirá seu propósito ( Ef 11:11)

4-PRECISAMOS DE OBRAS PARA SERMOS SALVOS?

Não, nossa salvação é gratuita e não depende de nenhum esforço nosso.
Todo crente tem que ter boas obras, porém nossa salvação vem mediante a nossa fé, e não por obras (Ef 2:8-9)
As obras são conseqüência da nossa salvação e testemunho da nossa fé em Cristo. Mais ela não nos leva a salvação.

5-SE SOMOS SALVOS NO MOMENTO QUE CREMOS, E NÃO DEPENDE DE NOSSOS ESFORÇOS,
PORQUE EM Mt 24:13 DIZ QUE PRECISAMOS PERSEVERAR ATÉ O FIM PARA SERMOS SALVOS?

Como sabemos, o homem tem três partes:

Corpo :É nosso corpo físico, onde tocamos, pegamos etc.

Alma : É nossa parte psicológica. Composta por nossa mente,vontade e emoção

Espírito : Conrresponde a intuição,comunhão e conciência e é o único órgão capaz de contatar as coisas de Deus

Quando cremos em Cristo e recebemos como Senhor e salvador, nosso espírito e nosso corpo estão salvos,( Ec 12:7 ; Fp 3:21 ; 1Co 3:53) Essa salvação
é eterna e não pode ser perdida. Ela não depende de nossas obras. por causa dessa salvação não seremos condenados e nem iremos para o lago de fogo. Essa salvação é chamada de salvação judicial.

Agora cabe a cada um de nós, buscar a salvação da nossa alma, permitindo o Senhor crescer em nós e trabalhar em nosso ser, nos transformando e nos tornando filhos maduros. para isso precisamos da perseverança mencionada em Mt 24:13. Essa é a salvação orgânica.

6-O QUE É SALVAÇÃO JUDICIAL?

Está relacionado com a justiça de Deus. O homem um dia pecou e violou a justiça de Deus, por isso foi expulso do jardim do Éden.
Deus teve que se tornar homem e morrer para o homem ser justificados e reconciliado com Deus ( Rm 6:7; 1Co 4:4; Tt 3:7;2Co 5:18)
Por isso hoje temos nossos pecados perdoado,somos justificados, reconciliados,nascemos de novo,somos santificados e ganhamos a salvação. isso é gratuito.
Mas precisamos ir mais além, precisamos da salvação orgânica.

7- O QUE É SALVAÇÃO ORGÂNICA?

O aspecto orgânico, esta relacionado com o crescimento da vida divina em nós. é o propósito e meta final do Senhor para todos os crentes. ela é constante
e diária, por meio do Espírito de Deus dentro do nosso espírito.
Quando cremos no Senhor, recebemos sua Vida e Natureza dentro de nós,essa é sua riqueza (Rm 10:12) . Nossa meta como cristãos é fazer com que essa vida
cresça dentro de nós, ganhando todo nosso ser, e nos conformando a imagem e plenitude de Cristo.( Ef 4:13)



8-QUE PRECISO FAZER PARA SER SALVOS ORGÂNICAMENTE?

1- Precisamos negar a nós mesmos, nossa vontade, opinião, orgulho, nossos pensamentos, tomando nossa cruz e seguindo o Senhor e deixando ele nos conduzir. (Mt 16:24-26) Essa vida mencionada em Mateus, não é nossa vida física é a vida da alma. Precisamos negar a vida da alma.

2- Precisamos também desfrutar da palavra como vida praticando-a, orando, invocando o nome do Senhor, cantando cânticos espirituais,exercitando o Espírito e deixando-o fluir de nós como um rio. Com essas práticas cresceremos em vida e nos tornaremos filhos maduros, capacitados de reinar com Cristo no reino vindouro.



COMENTÁRIO

Para o seguirmos o Senhor , temos um pré-requisito que temos que preencher; o de negar a nós mesmos e servi-lo( mt 16:24-26).Todos os cristãos querem desfrutar do Senhor, partilhar de bençãos e glórias, mais quando lhe é mostrado que várias vezes ele tem que pagar um preço, ele simplesmente abandona o Senhor e o seu propósito.

Nossa condição para segui-lo é tomar a nossa cruz e negara nós mesmos. A cruz nos lembra morte e sofrimento. Nesse ponto o Senhor nos mostra que temos que permitir-lo nos matar diariamente, sermos crucificados dia após dia, para que também dia após dia ressucitemos com Cristo.

Todos os dias tenho que matar o meu ego ( orgulho), as minhas opiniões, o meu achismo ( o fato de achar que sabemos de tudo),minha auto-suficiência, e independência de Deus. Além do mais, tenho que negar as minhas vontades, as minhas prioridades,abandona-las para cumprir a vontade de Deus. Qual é a sua prioridade hoje? Será que é o seu emprego? Seus estudos? Sua familia? Suas vontades? Ou a sua prioridade é cumprir a vontade do Senhor? Se você prefere fazer as suas vontades ao invés de fazer a vontade do senhor, então você precisa tomar a cruz, deixa-la matar você. Deixar matar todas as prioridades que não seja do Senhor.

Não estamos querendo afirmar que você não pode estudar, ou não pode cuidar da sua familia, ou cuidar dos seus próprios interesses, mais o fato é que essas coisas não pode atrapalhar o seu serviço ao senhor, todas as coisas foram criadas para o homem, porém essas coisas não pode ficar entre o homem e Deus.


CAPÍTULO QUATRO

A IGREJA



1-QUE É A IGREJA?

A igreja não é uma construção feita de tijolos e cimento onde se tem uma “placa com um nome”, ela também não é uma organização, nem uma entidade.A igreja é o Corpo de Cristo (Ef 1:22-23) formados por todos aqueles que realmente crêem no Senhor,e onde Cristo é o cabeça.

Vamos tomar como exemplo você: Como se sabe nós somos seres orgânicos.Teria jeito da sua cabeça ser orgânica e o seu corpo feito de tijolo e cimento? Lógico que não. Assim também é Cristo e a igreja.Cristo é o cabeça da igreja, sendo Ele O Espirito, com certeza a igreja não pode ser algo além de espiritual.

Cada pessoa que crêr no Senhor, é um membro do corpo de Cristo, apesar de sermos muitos membros, somos um só corpo. ( 1Co 12:12-27) Em resumo, a igreja são as pessoas que crêem no Senhor e não uma construção.

A igreja tem dois aspectos: Universal e Local.

Universal: corresponde a todos os crentes de todas as eras, de todo mundo.(Mt 16:18). Ela é universalmente uma, não existe mais de uma igreja, pois a igreja é o corpo de Cristo ( Ef 1:23) e existe somente um corpo ( Ef 4:4). Sendo assim, existe apenas uma igreja.

Local: Corresponde a todos crentes de uma determinada cidade.( 1Co 1:2)
Obs: não se trata de duas igrejas, mais uma única igreja com dois aspectos.

2-NÓS VEMOS NO MEIO CRISTÃO “VÁRIAS IGREJAS” NA MESMA CIDADE, ISSO ESTÁ DE ACORDO COM A BIBLIA?

Não, a Bíblia nos mostra que a igreja é o corpo de cristo(Ef 1:22-23) e que existe somente um corpo(Ef 4:4) se a igreja é o corpo de Cristo, e existe um só Corpo, então existe uma só igreja. A verdadeira igreja comprada pelo sangue do Cordeiro.






3-A IGREJA TEM NOME?

Se você procurar na bíblia, nunca vai encontrar, “ igreja A” ou “igreja B”.
Porque a palavra “igreja” já é o nome, e não precisa de outro nome atrelado a ela.

A palavra Igreja significa “ Assembléia dos chamados para fora”, ou seja, é o nome dado a um grupo de pessoas que foram chamados para fora do mundo afim de viver para o Senhor. De acordo com a Biblia, a igreja tem como identificação ou base, o nome da cidade onde os crentes moram.

Ex: igreja em Corinto( 1Co 1:2), igreja em Jerusalém ( At 8:1) igreja em Éfeso (Ap 2:1)

Quem fazia parte das igrejas nessas cidades? Todos os que criam no Senhor e moravam nessas cidades

Obs: O nome da cidade Não é o nome da igreja, serve somente como identificação.
A igreja em determinada cidade, são todos os crentes que moram nela.
Ex: A igreja em Rianápolis não somos só nós que reunimos no local de reuniões da igreja em Rianapolis, mais todos que crêem no Senhor que mora em Rianápolis, não importa se ele reúne na Assembléia, Deus é amor, adventista etc. Ele é a igreja em Rianápolis. Assim também é o mesmo em todas as cidades

4-A IGREJA É FUNDADA OU PERTENCE A ALGUM HOMEM?

Em Mateus 16:18 o Senhor diz: “Também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Ainda em 1Co 1:2 diz: “À igreja DE DEUS que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus...”

Portanto a igreja não pertence e nem foi fundada por homens, as “denominações” que vemos por ai, que tem como fundadores os homens, não estão de acordo com a Bíblia.

CAPITULO CINCO

O BATISMO



1-O QUE É BATISMO?

É o testemunho do crente, que desde esse dia pertence a Cristo. Tendo um novo nascimento pela água e pelo Espírito( Jo 3:5)

2- O QUAL OS BENEFÍCIOS DO BATISMO?

1- Somos salvos ( Mc 16;16)
2- Temos nossos pecados perdoados (At 2:38; 22:16)
3- Nascemos de novo e é nos aberta a porta para entrar-mos no Reino de Deus ( Jô 3:7)
4- Nosso velho homem ( velhas maneiras de agir) foi crucificado com Cristo, dando lugar ao novo homem ( Rm 6:6)

Em resumo, o batismo nos:salva, liberta do mundo e lava nossos pecados.

3-SÓ POSSO SER BATIZADO EM UM RIO?

Na Bíblia quando se fala de batismo, não mostra que precisar ser necessário batizar em um rio. Sempre mostra que é preciso ter água (At 8:36-37)

4-O QUE É SER SANTIFICADO?

Em 1Co 1:2 , Paulo diz:”À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...

1- Uma pessoa santificada é uma pessoa separada para Deus, e tem um viver adequado diante do Senhor.

2- Uma pessoa santa, também é uma pessoa que tem a vida e a natureza de Deus dentro dele, com isso seremos santo como ele é santo (Lv 11:44-45)

3- Que tem frutos do Espírito que é: amor,alegria,paz, longanimidade,benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio ( Gl 5:22-23)

CAPÍTULO SEIS

A ORAÇÃO E PECADO




1-O QUE É ORAÇÃO?

Oração é falar com Deus,,é se expressar e se manifestar verbalmente com o Senhor.Orar é diferente de “rezar”. Reza é algo já escrito e que somente repetimos.Oração é instantâneo, é algo que vem do fundo do coração,algo fresco e doce que traz vida e comunhão com Deus.

A oração pode ser feita de três formas:

Para pedir : Quando oramos temos que pedir algo para o Senhor, pode ser algo para nós, para uma pessoa,para a igreja e até mesmo podemos pedir algo do Senhor para o próprio Senhor.(Lc 11:9-10)

Para agradecer: Sempre que pedimos e recebemos, ou até mesmo antes de receber,precisamos agradecer ao Senhor. Até mesmo o simples fato de estarmos vivos já é um bom motivo para agradecer ao Senhor. (Lc 17:16)

Ler-orar a palavra: É quando oramos em cima da própria palavra do Senhor. Pegamos um versículo e oramos sobre esse versículo, repetindo várias vezes, palavra por palavra, tirando assim todo “alimento” que ela pode nos proporcionar. ( Ef 6:17-18)

2-O QUE PRECISO FAZER PARA O SENHOR RESPONDER MINHAS ORAÇÕES?

1ª_ Temos que acreditar que nossas orações estão sendo ouvidas e respondidas. Crer é um ponto fundamental, se não cremos, nossas orações serão em vão. (Mt 21:19-22)

2ª_ Temos que saber pedir, e ser objetivo. Muitas vezes ficamos “enchendo lingüiça” ao invés de ir direto ao ponto. Tiago 4:3 nos diz que pedimos e não recebemos porque pedimos mal.

3ª_ Temos que pedir somente aquilo que realmente precisamos, várias vezes nós pedimos algo além das que necessitamos, e isso o Senhor não dará.

4ª_ Perseverar na oração. Muitos de nós oram somente uma vez e se o Senhor não responde, não oramos mais. O próprio Senhor nos mostra que devemos insistir na oração.(Lc 11:9-10)

5ª- Temos que pedir no nome do Senhor Jesus,” até agora nada tendes pedido em meu nome;pedi e recebereis,para que a vossa alegria seja completa”.( Jo 16:24)

6ª_ Sempre antes de orarmos por algo, é bom nos examinarmos, ver onde pecamos e pedir perdão ao Senhor, precisamos esta com a mente pura, pois o
Pecado impede o senhor de responder nossas orações.

3- O QUE É PECADO?

É a transgressão da lei do Senhor, o Senhor tem um estatuto e quando a quebramos, nós estamos pecando. Em resumo pecado é tudo aquilo que for contra a vontade o Senhor.

Existe dois tipos de pecados: involuntário e o voluntário.

Involuntário: É quando não sabemos e não percebemos que pecamos.

Voluntário: Quando pecamos mesmo sabendo que o que estamos fazendo é pecado.

4- DE ONDE É A ORIGEM DO PECADO?

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça.quando esta ao atrai e seduz.
Então,a cobiça,depois de haver concebido, dá à luz pecado;e o pecado,uma vez consumado,gera a morte. (Tg 1:13-15)

5- PARA AMBOS OS PECADOS TEM PERDÃO?

Sim, em marcos 3:28 o Senhor nos diz que “tudo será perdoado ao filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Então todos nossos pecados sendo voluntários ou não, se arrependermos seremos perdoados.

6- O QUE PRECISO FAZER PARA TER MEUS PECADOS PERDOADOS?

Precisa confessar seus pecados,muitos irmãos quando vai até o Senhor em busca do perdão, sempre pedem perdão pelos pecados, de forma genérica. Temos que dizer a Senhor especificamente qual pecado queremos que seja perdoado.

se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. ( 1Jo 1:9)

Confessar é o mesmo que dizer,contar. Precisamos contar para o Senhor nossos erros,pecados,culpas,manchas e pedir o perdão. Para sermos perdoados também precisamos acreditar no perdão do Senhor,pois se eu pedir perdão e depois não acreditar que fui perdoado, de nada adiantará ter pedido perdão.

7-EXISTE PECADO QUE NÃO TEM PERDÃO?

Sim, “ mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre,visto que é réu de pecado eterno.”(Mc 3:29)

Quem falar mal, insultar,blasfemar contra o Espírito Santo,esse não tem perdão, porque é réu de pecado eterno.

CAPÍTULO SETE

O REINO



1-O QUE É REINO DO DEUS?

É o governo de Deus da eternidade passada, onde nada havia sido criado, até a eternidade futura, com a nova Jerusalém, os santos salvos e redimidos em Cristo.

O reino de Deus é dividido em seis dispensações:

1- A eternidade passada,sem inicio
2- A era dos patriarcas, de Adão à Moisés
3- A era da lei, de Moisés á Cristo.
4- A era da graça,ou igreja, de Cristo até o reino milenar
5- O reino milenar.
6- A eternidade futura, com a nova Jerusalém,os santos redimidos e será sem fim.

2-O QUE É O REINO DOS CÉUS?

É uma porção do governo de Deus dentro do reino de Deus.
Ele corresponde a era da graça e o reino milenar.
Podemos compara-lo ao território brasileiro, o reino de Deus estaria relacionado com todo o território do pais, enquanto o reino dos céus estaria relacionado com um estado dentro do pais.

3-O QUE É A ERA DA GRAÇA?

È um período que vai de Cristo até o reino milenar.
Também pode ser chamado de era da igreja, pois foi nesse período que a igreja foi fundada por Cristo.

Nós hoje fazemos parte dessa era, hoje temos oportunidade de nos arrependermos e nos voltar ao Senhor. Ganhando perdão,salvação e vida de graça.depois dessa era nada mais será gratuito.

4-O QUE É REINO MILENAR?

É um reino que como o próprio nome fala, é um período de mil anos que o Senhor terá de governo, antes do grande dia do julgamento ( Ap 20:1-6)

Nesse tempo ,satanás esta preso no abismo para que ele não engane as nações(Ap 20:2-3).Somente fazerá parte do reino milenar, os vencedores, Crentes que permitiram o Senhor trabalhar neles fazendo-os crescer em vida tornando filhos maduros, eles foram os que além da salvação judicial, também foram salvos organicamente por meio do negar a vida da alma. E “sobre esses a segunda morte não tem poder nem autoridade”.

5-NO REINO ETERNO, QUAL SERÁ A DIFERENÇA DO CRENTE VENCEDOR E O CRENTE QUE FOI SOMENTE SALVO?

Os crentes vencedores herdará todas as riquezas do Senhor.( Ap21:7) terá autoridade sobre as nações, para cuidar e as regerá ( Ap 2:26-27). Terá um novo nome,o qual ninguém conhece exceto aquele que o recebe( Ap 2:17) Receberá as vestiduras brancas que representa a glória de Deus, não terá o nome apagado do Livro da Vida ( Ap 3:5) Sentará no trono do Senhor e será coluna do santuário de Deus.

Já os crentes que foram somente salvos, farão parte das nações no reino, e serão conduzidos e cuidados pelos crentes vencedores.


LucioFidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário