terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Sangue Precioso de Cristo



O Sangue Precioso de Cristo


                                    W Lee

Para sustentar sua vida física, você necessita de certos itens básicos, tais como: água, oxigênio, alimento, vestimenta e habitação. E mais, seu corpo requer uma certa quantia de proteínas, vitaminas e minerais. Sem todas essas coisas, sua vida física poderia morrer ou, no mínimo, sofrer grandemente.
            Ocorre o mesmo com sua vida espiritual. Sua vida espiritual, da mesma forma que a sua vida física, requer certos elementos básicos, que são essenciais. Sem eles, você encontrará dificuldade para sobreviver como um cristão num mundo que não conhece a Cristo. Um desses elementos básicos é o sangue de Cristo.
            Por que você necessita do sangue de Cristo? Porque, essencialmente, o homem caído tem três problemas básicos. Mesmo sendo um cristão, você ainda traz consigo a vida humana caída. Portanto, dia após dia, você ainda pode ser perturbado por esses três problemas.
            Esses três Problemas envolvem três partes: Deus, você mesmo, e Satanás. Quanto a Deus, você freqüentemente sente separação. Em seu interior, você constantemente se sente culpado. E de Satanás, muitas vezes você se sente acusado. Essas três coisas - separação de Deus, sentimento de culpa e acusação de Satanás - podem ser três grandes problemas em sua vida cristã. Como eles podem ser vencidos? Somente pelo sangue de Cristo.

Separação de Deus

Quando Adão pecou no jardim do Éden, ele imediatamente se escondeu de Deus. Antes de Adão pecar, ele desfrutava Deus e estava em Sua presença, todo o tempo. Contudo, após ter pecado, ele se escondeu. 0 pecado sempre resulta em separação de Deus.
            Mesmo sendo um cristão, você pode experimentar isso. Depois de cometer algum pequeno pecado, você sente um grande abismo entre você e Deus. Porque Deus é justo, Ele não pode tolerar pecados. Isso é o que o profeta Isaías disse: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos Pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is 59:1-2).
            Após Adão pecar, Deus não disse: "Adão, que você fez?". Pelo contrário, Deus disse: "Adão, onde você está?". Em outras palavras, Deus não está tão preocupado com os pecados que você possa cometer, quanto com o fato de seus pecados separarem você Dele. Deus ama você, mas Ele abomina seus pecados. Enquanto seus pecados permanecem, Deus tem de manter-Se afastado. Nessa condição, você sente-se longe de Deus. Para Deus vir, os pecados precisam ir.
            Há somente uma coisa em todo o universo que pode lançar fora os pecados - o sangue precioso de Cristo. Não é pelo muito orar, nem por muita lamentação, nem ritual, nem penitência, nem promessa de ser melhor, nem sentimento de culpa, nem um período de espera - não, nada, senão o sangue precioso de Cristo - pode remover pecados. Hebreus 9:22 diz que " ... sem derramamento de sangue não há remissão".
            Isso é ilustrado em Êxodo. Alguns dos filhos de Israel podem ter sido tão pecaminosos quanto os egípcios. Mesmo assim, quando Deus enviou Seu anjo para ferir todos os filhos primogênitos na terra do Egito, Ele não disse: "Quando Eu vir os vossos bons comportamentos, passarei por vós". Deus não exigiu que os filhos de Israel orassem, ou fizessem penitência ou prometessem comportar-se bem. Não, Deus ordenou-lhes imolar o cordeiro pascal e aspergir o sangue do cordeiro sobre as ombreiras das portas. Ele disse: "Quando Eu vir o sangue, passarei por vós..." (Êx 12:13). Deus não olhava que tipo de pessoa estava dentro da casa; quando via o sangue, Ele apenas passava por cima.
            0 cordeiro pascal era uma figura de Cristo. Quando João Batista, pela primeira vez, viu o Senhor, ele proclamou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29). Jesus é o Cordeiro de Deus. Pelo Seu sangue precioso todos os pecados foram tirados.
            Então, o que você poderia fazer quando peca e sente-se longe de Deus? Você deve simplesmente confessar aquele pecado a Deus e crer que o sangue de Jesus lança aquele pecado fora. Primeira João 1:9 diz: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Quando você confessa os seus pecados, imediatamente toda a distância entre você e Deus desaparece.

            Não se aborreça por nenhum sentimento ou falta de sentimento nesta questão. 0 sangue de Cristo é, primariamente, para a satisfação de Deus, não sua. Lembre-se, Deus disse: "Quando Eu (não você) vir o sangue “. Na noite da Páscoa, os filhos de Israel estavam dentro da casa, enquanto o sangue do cordeiro estava fora. Dentro da casa, eles não podiam ver o sangue; contudo, eles tinham paz por saberem que Deus estava satisfeito com aquele sangue.
            Uma vez ao ano, no dia da expiação, o sumo sacerdote ia sozinho dentro do Santo dos Santos para aspergir o sangue sobre o propiciatório da arca (Lv 16:11-17). A ninguém era permitido assistir. Isso é uma sombra de Cristo, o qual, após Sua ressurreição, entrou no tabernáculo celestial e aspergiu Seu próprio sangue diante de Deus como propiciação pelos pecados (Hb 9:12). Hoje, ninguém pode olhar para o céu e ver esse sangue. No entanto, ele está lá. Ele está lá fazendo por você (Hb 12:24) e satisfazendo a Deus a seu favor. Embora não possa ver o sangue, você pode crer na sua eficácia. Este sangue resolve seu problema com Deus.
            Se Deus considera o sangue de Cristo suficiente para remover seus pecados, você pode fazer o mesmo? Ou você exige algum bom sentimento além disso? Pode sua exigência ser mais elevada do que a de Deus? Não, você deve simplesmente confessar: "ó Deus, obrigado, porque o sangue de Cristo lança fora todos os meus pecados. Se Tu estás feliz com o sangue, eu também estou".

Culpa na Sua Consciência

0 segundo problema crucial do homem é com ele próprio. Dentro dele, em sua consciência, há um fardo pesado de culpa. Quantos jovens são hoje oprimidos pela culpa! Culpa é um grande problema para o homem.

            Os pecados ofendem a Deus por um lado e nos corrompem por outro. Que é culpa? Culpa é a mancha dos pecados em sua consciência. Quando você é jovem, sua consciência está só um pouco manchada. Mas, à medida em que você envelhece, essas manchas se acumulam. Como uma janela que nunca é lavada, a consciência vai escurecendo até que, finalmente, pouca luz pode penetrar.
            Nenhum detergente, nenhum composto químico, nenhum ácido pode lavar a mancha da culpa em sua consciência. Nem mesmo uma bomba nuclear pode remover essa mancha; não, sua consciência exige algo mais poderoso que isso. Sua consciência precisa do sangue precioso de Cristo.
            Hebreus 9:14 diz: "Muito mais o sangue de Cristo... purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!". 0 sangue de Cristo é suficientemente poderoso para purificar, ou limpar, sua consciência de toda mancha de culpa.
            Como o sangue de Cristo purifica a culpa de sua consciência? Suponha que você receba uma multa de trânsito por estacionar na calçada. Você tem três problemas: primeiro, você infringiu a lei; segundo, você deve ao governo uma multa; e terceiro, você tem uma cópia da multa de trânsito para lembrá-lo dela. Agora, suponha que você seja extremamente pobre e ache impossível pagar a multa. Você não pode lançar fora a multa porque a polícia possui uma cópia, e eles irão processá-lo se não pagar. Realmente, você tem um problema.
            Esse é um quadro do que acontece sempre que você peca. Primeiro, você infringiu alei de Deus, isto é, você fez algo que ofende a Deus. Segundo, você deve algo à lei de Deus. Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a morte. Essa é uma multa bastante rígida, impossível de você pagar. E terceiro, você tem culpa em sua consciência, como a multa de trânsito em seu bolso, como uma lembrança importuna de sua ofensa.
            Agora, aqui estão as boas novas. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Sua morte cumpriu plenamente todos os requisitos da lei de Deus por você. Em outras palavras, sua dívida de pecado já foi paga. Louvado seja o Senhor! Jesus Cristo, mediante Sua morte na cruz, pagou-a totalmente.
            Assim, agora, os primeiros dois problemas foram resolvidos. Deus não está mais ofendido e a dívida de pecado foi plenamente paga. Mas, que dizer sobre a sua consciência? A mancha da culpa, como a multa de trânsito, permanece como um registro do seu pecado.
            E aí que o sangue de Cristo limpa a sua consciência. Pelo fato de a morte de Cristo ter pago a dívida de pecado, Seu sangue pode agora limpar o registro daquela dívida. Da mesma forma que, quando a multa é paga, ela pode ser rasgada e lançada fora, qualquer culpa em sua consciência pode ser limpa.
            Isso é fácil de experimentar. Sempre que você peca e sente culpa interiormente, você pode simplesmente se abrir a Deus e orar algo assim: "ó Deus, perdoa-me pelo que fiz hoje. Obrigado, Senhor, Tu morreste por mim na cruz e pagaste por este pecado que eu cometi. Senhor, creio que este pecado foi perdoado por Ti. Agora reivindico Teu sangue precioso para limpar minha consciência de toda mancha de culpa".
            Lembre-se de 1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". E como o Salmo 103:12 diz: "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões". Quem pode dizer quão longe e o oriente do ocidente? Da mesma maneira, quando você confessa seus pecados, Deus os afasta infinitamente para longe de você. Eles não mais estão associados a você. Por causa disso você pode descansar na sua consciência.
            Quando Deus perdoa, Ele esquece. Não pense que depois de Deus perdoar os seus pecados, Ele pode um dia voltar atrás e fazê-lo recordar-se deles novamente. Não, sempre que se trata de seus pecados perdoa-nos, Deus tem uma memória curta. Algumas vezes você pode ter uma memória melhor do que a de Deus. Pode Deus realmente esquecer? Isso é o que Jeremias 31:34 diz: " ... Pois, perdoarei as suas iniqüidades, e dos seus pecados jamais Me lembrarei". Se Deus esquece seus pecados, você pode esquecê-los também. Não faça Deus recordar-Se de algo que Ele já Se esqueceu.
            Cristo morreu há aproximadamente dois mil anos. Seu sangue já foi derramado e está disponível vinte e quatro horas por dia para limpar a sua consciência. Toda vez que você pecar, não há necessidade de esperar. Esperar não aperfeiçoa o poder do sangue. 0 sangue é todo-poderoso. Onde quer que você esteja, a qualquer hora do dia, se sentir culpa em sua consciência, apenas reivindique o sangue precioso. "Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada... Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade" (SI 32:1-2). Mediante o sangue de Cristo, o problema da culpa é removido.

Acusação de Satanás

Contudo, algumas vezes, após você confessar e aplicar o sangue, você pode continuar a ter algum mau sentimento interior. Isso indica que seu pecado não foi perdoado? Ou que o sangue de Cristo não funciona? Ou que algo mais é necessário? Você precisa responder: "Absolutamente não".
            De onde, então, provêm esses maus sentimentos após você ter confessado e aplicado o sangue?A fonte deles é o inimigo de Deus: Satanás. Para entender isso precisamos ver quem é Satanás e o que ele faz.
            "Satanás", na linguagem original da Bíblia, quer dizer "Acusador". Assim, Apocalipse 12: 10 refere-se a ele como "o acusador dos nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus". Satanás, o inimigo de Deus, gasta a maior parte do seu tempo acusando o povo de Deus, de dia e de noite. Esse é o trabalho dele. Naturalmente, Deus não lhe pediu para fazer isso. Ao contrário, ele se encarregou disso voluntariamente, para acusar o povo de Deus sem cessar.
            Isso está revelado na história de Jó. Jó era um homem íntegro e temia a Deus (Jó 1:2). Porém, foi mencionado que Satanás apareceu perante Deus para, diante Dele, acusar Jó. Ele disse: "Porventura Jó debalde teme a Deus?... a obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a Tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra Ti na Tua face!" (Jó 1:9-11). Em outras palavras, Satanás acusou Jó de somente temer a Deus porque Este o abençoava. Satanás afirmou que Deus subornava Jó e que se Ele lançasse fora todas as riquezas de Jó, este amaldiçoaria a Deus. Isso ilustra a acusação de Satanás na esfera espiritual.

            No livro de Zacarias, o sumo sacerdote, Josué, estava diante de Deus e Satanás estava à sua direita, "para se lhe opor" (Zc 3: 1). Josué estava "trajado de vestes sujas" (v. 3). Isso fala de sua condição pobre e pecaminosa. Quão freqüentemente sua condição pobre dá a Satanás a oportunidade de acusá-lo! Isso implica que Satanás não é só inimigo de Deus, mas também é inimigo seu. Sempre que você vai até Deus, Satanás se opõe a você, acusando-o.

            Nada frustra espiritualmente um cristão mais do que a acusação. Sempre que ouve a acusação de Satanás, você fica sem forças. É como se toda a força se esgotasse do seu espírito. Um cristão sob acusação acha difícil ter comunhão com os outros e ainda mais difícil orar. Ele sente como se não pudesse aproximar-se de Deus.
            Essa é a sutileza do inimigo. Ele nunca aparece de trajes vermelhos com um tridente, exclamando: "Eu sou o Diabo! Agora eu vou condená-lo!". Ele é mais esperto. Ele o acusa interiormente e até mesmo induz você a pensar que as acusações dele são o falar de Deus.
            Como você pode distinguir entre a verdade iluminadora de Deus em sua consciência e a acusação de Satanás? Algumas vezes isso e difícil, mas há três meios:

            Primeiro, a luz de Deus supre você, ao passo que a acusação de Satanás seca-o. Quando Deus fala a respeito de seus pecados, você pode sentir-se muito exposto e ferido. Contudo, você também é suprido e encorajado a aproximar-se de Deus e aplicar o sangue precioso de Cristo. As acusações de Satanás, por outro lado, são totalmente negativas. Quanto mais você as ouve, mais se toma difícil orar. Você se sente vazio e desencorajado.

Segundo, o falar de Deus e sempre especifico, enquanto que a condenação de Satanás é, freqüentemente, (embora não sempre) genérica. Algumas vezes você pode ser induzido a pensar que está cansado ou que teve um dia duro. Outras vezes pode ter uma impressão geral de que não está correto para com Deus. Mas quando examina a sua consciência, você não encontra um pecado específico que poderia ser a causa de você estar separado de Deus. Ou então você pode se levantar com um sentimento de inquietação para com Deus. Todos esses sentimentos gerais de condenação, que não têm fonte aparente no pecado, são de Satanás e devem ser rejeitados. Quando Deus fala, Ele é específico e positivo. Mas quando Satanás fala, ele é, freqüentemente, genérico e negativo.

Terceiro, todo sentimento de inquietação que permanece, após você ter confessado e reivindicado o sangue, é de Satanás. Não há necessidade de confessar e reivindicar o sangue novamente. A exigência de Deus é, de uma só vez, satisfeita pelo sangue. Mas Satanás nunca está satisfeito. Ele gostaria de vê-lo confessar repetidas vezes. Provérbios 27:15 diz: "0 gotejar contínuo no dia de grande chuva, e a mulher rixosa, são semelhantes". As acusações de Satanás são semelhantes a isso - como o pingar de uma torneira ou como uma mulher perturbadora - elas não permitirão que você durma. Mas o falar de Deus é diferente. Quando você confessa e clama pela purificação do sangue, Deus é satisfeito instantaneamente. Qualquer voz adicional é de Satanás.

            Se você confessa os seus pecados e reivindica o sangue precioso, e ainda algumas perturbações continuam dentro de você, você deve parar de orar imediatamente; não confesse mais. Antes, volte-se para a fonte da acusação e diga algo assim: "Satanás, confessei meu pecado a Deus. Ele perdoou o meu pecado, e o sangue de Jesus Cristo limpou-me dele. Essa perturbação que eu sinto agora não é de Deus; isso vem de você e eu a rejeito! Satanás, agora você precisa olhar para o sangue de Cristo. 0 sangue responde por qualquer uma de suas acusações". Experimente falar para Satanás desse modo. Quando você usa o sangue dessa maneira, Satanás é derrotado e ele sabe disso. Apocalipse 12: 10-11 diz: " ... pois foi expulso o acusador de nossos irmãos... eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro, e por causa da palavra do testemunho que deram". A palavra do seu testemunho é exatamente sua declaração de que o sangue de Jesus Cristo tem-nos limpado de todos os pecados e que esse sangue derrotou Satanás. Quando você fala dessa maneira intrépida, as acusações de Satanás são vencidas.
            A vida cristã é um tipo de guerra. Satanás, "vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pe 5:8). Para essa guerra, você necessita de uma arma apropriada. Uma arma importante, que deve utilizar, é o sangue de Cristo.

Uma Vida Diária Cheia da Presença de Deus

Pelo poder do sangue precioso de Cristo, é possível para um cristão viver a todo o momento na presença de Deus. Sempre que qualquer pequeno pecado vier estorvar sua comunhão com Deus, você pode, instantaneamente, confessar e reivindicar o sangue prevalecente do Senhor. Imediatamente, a comunhão é restaurada. Por que desperdiçar tempo? 0 sangue de Cristo está disponível a todo o momento, todos os dias. Você nunca pode esgotar o poder de purificação do sangue de Cristo. 0 Seu sangue não só é capaz de purificar todo pecado passado, mas também, todo pecado que você vier a cometer.
            Pelo poder do sangue precioso de Cristo, você pode desfrutar uma consciência livre da mancha de culpa. Por causa disso, você pode ir a Deus intrepidamente. "Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência..." (Hb 10:22). Pelo sangue de Cristo, sua consciência pode ficar livre de culpa. Como uma janela que acabou de ser lavada, ela pode estar clara, brilhante e cheia de luz.
            Finalmente, pelo poder do sangue precioso de Cristo, você pode vencer todas as acusações de Satanás. Embora as acusações dele sejam fortes, o sangue de Cristo é mais forte.
Ele responde a cada uma delas. Esse sangue é a sua arma. Com esta arma, você nunca será derrotado por Satanás. Antes ele será derrotado por você.
            Quão amável e quão precioso é o sangue de Cristo! Mediante esse sangue você pode viver na presença de Deus, dia após dia.


"Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado".
1 João 1:7


                   LucioFidlago

Nenhum comentário:

Postar um comentário